Administração de Condomínio

10 dicas sobre gestão condominial para síndicos

por BRCondos em 11 de novembro de 2016

O síndico exerce um papel muito importante na gestão do condomínio e precisa estar atento a tudo o que acontece diariamente. São muitas informações ao mesmo tempo, prazos, mudanças e responsabilidades, sem contar os imprevistos que são bem comuns na administração de um condomínio.

Essa correria é diária e acompanhada pelas administradoras, parceiras e fundamentais nesta jornada. Com base no dia a dia, separamos algumas dicas rápidas e que podem ajudar os síndicos, desde os mais experientes até os que estão iniciando há pouco tempo, a melhorar sua performance na gestão do condomínio.

Durante este mês comemoramos o Dia do Síndico (30/11), e estaremos trazendo mais dicas aqui no blog e em nossas redes sociais Facebook | Linkedln | Twitter, acompanhe.

Aproveite para reciclar seus conhecimentos.

1 Assembleia

– O síndico deve programar uma pauta objetiva e curta e as Assembleias devem ter horário de término.

2 Conselho

– Mantenha o Conselho informado sobre os demonstrativos financeiros e convoque-o sempre que tiver uma decisão importante para tomar.

3 Previsão orçamentária

– Ao fazer a previsão orçamentária, não esquecer de levar em conta a inflação do ano, o reajuste nas despesas e o reajuste salarial dos funcionários e terceiros.

4 Nota fiscal

– Sempre peça nota fiscal ou recibo para provar a aquisição de produtos e serviços e poder elaborar corretamente a prestação de contas.

5 Produtos e serviços

– Ao contratar uma prestadora de serviço ou comprar um produto, atenha-se ao preço, mas principalmente à qualidade e idoneidade da empresa a ser contratada. Pesquise!

6 Inadimplência

– A inadimplência atrapalha a gestão do síndico e onera o condômino que quita a taxa em dia. Encontre soluções firmes para combatê-la e não postergue a cobrança.

7 Prestação de contas

– A prestação de contas anual é obrigatória por lei e importante para mostrar a transparência da gestão. Demonstrativos financeiros enviados mensalmente aos condôminos é um grande diferencial, assim como disponibilização das informações pela internet.

8 Cotas extras

– Para evitar as cotas extras próximo ao Natal para o pagamento de 13º salário, o condomínio deve fazer o parcelamento do valor e inserir na taxa condominial durante o ano. Uma previsão de despesas bem elaborada resolve essa questão.

9 Orçamento

– Na contratação de produtos e serviços, peça pelo menos orçamentos de três empresas.

10 Fundo de Reserva

– O Fundo de Reserva serve para cobrir emergências e não deixar o caixa no vermelho. O percentual destinado deve ser estipulado pela convenção ou Assembleia.

Se você pretende mudar de administradora em 2017 fale com uma de nossas unidades e agende um horário aqui. A BRCondos oferece um sistema automatizado que facilita muito a vida do síndico e uma série de serviços que nenhuma outra administradora tem.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *