Administração de Condomínio
Segurança

Golpes, fraudes e roubos em condomínios

por BRCondos em 16 de dezembro de 2014

Não é de hoje que acompanhamos nos noticiários milhares de tentativas de golpes, fraudes e roubos, infelizmente algumas “bem” sucedidas. A criatividade destas pessoas ultrapassa até mesmo as mentes mais inteligentes. Em condomínios este tipo de acontecimento é bem comum, fazendo com que o prédio se arme de sistemas de segurança modernos e portaria 24 horas. Mesmo assim,  todo cuidado e atenção ainda é pouco.

No mês passado (novembro) por exemplo o G1 noticiou a tentativa de assalto a um condomínio em São Paulo, onde ladrões se passaram por agentes da Polícia Federal para entrar no condomínio. Veja matéria aqui. Em Minas Gerais um casal entrou pela porta da frente de um condomínio. O Porteiro acreditou que eram moradores, pois era novo na função e não conhecia todos os condôminos. Um dos apartamentos foi arrombado pela dupla, que foi embora depois de duas horas, novamente pela porta da frente. Veja como foi.

Criminosos se passam por funcionários de operadoras de serviço

Outra forma de golpe é aplicado por indivíduos que se passam por funcionários de operadoras de serviço. As mais comuns são telefonia, TV e Internet. Estes indivíduos chegam ao ponto de enviar cartas muito bem elaboradas informando aos moradores do condomínio que é necessária a substituição de equipamentos.

No material consta um número de telefone e é solicitado que o morador agende a substituição. A comunicação é tão bem feita que os moradores não desconfiam e acabam agendado o próprio crime.

Para saber se a solicitação é oficial, pois isso é uma ação comum das operadoras, o morador deve conferir sempre se o número de contato na carta corresponde ao telefone da operadora que tem contratada, como a NET, SKY, GVT, Oi e outras. Caso contrário NÃO DEVE FAZER ESSE AGENDAMENTO, pois está correndo o risco de ser lesionado material e fisicamente.

É muito importante também que a portaria do prédio seja avisada sobre o golpe e que fique alerta sobre a movimentação (entrada e saída) de pessoas estranhas

No fim e começo do ano os furtos e roubos tendem a duplicar nos prédios. Saiba como ter mais cuidado com asegurança do seu condomínio 

door1


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *