Convivência
Tecnologia

Assembleia virtual aumenta participação de moradores

por João Batista em 01 de outubro de 2014

O uso da internet tem ganhado força e facilitado bastante o processo de gestão nos condomínios. Um dos muitos benefícios são as assembleias virtuais. Além de facilitar a interação dos moradores em relação aos assuntos comuns, as assembleias virtuais são mais decisivas, racionais e não ocupam tanto tempo de discussão. Podem ser votadas de casa, do trabalho e do próprio smartphone, o que facilita e muito a vida dos moradores que não podem participar.

A pauta também se torna mais resolutiva quando é votada pela internet e a participação dos condôminos aumenta quando eles podem votar via web. Normalmente numa assembleia presencial a participação costuma ser com apenas 17% dos moradores. Nas assembleias virtuais a participação é maior, o que têm auxiliado síndicos na gestão. Comandadas por eles, as sessões podem ficar em aberto por um determinado período, inclusive quando necessitarem de um quórum especial (⅔) dos moradores, podendo inclusive ser prorrogada sem nenhum problema.

Os assuntos são variados, podendo ser desde uma melhoria na estrutura até o fechamento de uma sacada. Segurança, investimento, revitalização e obras também entram bastante em pauta.

Para uma assembleia virtual acontecer é necessário que o condomínio utilize uma plataforma que ofereça esse benefício de forma segura e sigilosa. Na BRCondos este é o recurso mais usado pelos síndicos que optaram pela administradora. De forma simples os moradores acessam a assembleia em aberto e votam nas propostas pelo portal BRCondosOnline, podendo participar mais efetivamente das decisões do condomínio.

cloud_desktops

Facilidades de fazer uma assembleia virtual

  • Reduz custos
  • Aumenta a participação dos condôminos
  • Mais tempo para checar informações, orçamentos, contratos e valores
  • Processo de votação mais ágil
  • Sem restrição de horários para votação
  • Acesso por aplicativos móveis
  • Diminui discussões desnecessárias

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *