Tecnologia

Automação permite medição individualizada e em tempo real nos condomínios

por BRCondos em 23 de dezembro de 2016

Já não é de hoje que se fala sobre a medição individual nos condomínios. Recentemente, o presidente Michel Temer sancionou a Lei 13.312 que obriga os novos condomínios a terem medidores individuais de água, com o objetivo de que o condômino pague um valor mais justo pelo consumo. Além disso, a ideia de medição individual incentiva a economia, já que o hidrômetro permite discriminar o consumo por unidade.

Foi pensando nesta economia que a BRCondosAutomation desenvolveu um serviço exclusivo para a medição individual de água (fria/quente) e gás nos condomínios, que vai além. Os consumidores conseguem acompanhar em tempo real e no smartphone quanto estão consumindo, se a tubulação está rompida, ou com pouca vazão, uso fora da média, vazamentos e identificar outros problemas no abastecimento de sua unidade.

Funciona da seguinte forma. O condomínio compra a solução e cada hidrômetro recebe um transmissor por rádiofrequência. O concentrador, que é um computador central, recebe as informações do hidrômetro e disponibiliza isso online para o consumidor. Desta forma cada morador visualiza seu consumo, é informado se há algum problema e tem ainda muitos outros benefícios, veja.

– Medição em tempo real (24h) ao invés de uma vez por mês como a maioria dos sistemas oferece.

– Leitura virtual, sem intervenção humana, o que garante mais segurança para o condomínio.

– Integrado ao sistema online de gestão da BRCondos (BRCondosOnline).

– Pode ser acessado através de aplicativo

– Detecta vazamentos, alertando o consumidor e evitando pagamentos estrondosos.

– A cobrança é individualizada  e o boleto de pagamento é emitido automaticamente para o morador.

– Consumo fora do padrão gera alertas SMS e push-msg

As imagens abaixo são um demonstrativo real de uma unidade que utiliza esta inteligência e consegue saber com precisão quanto está consumindo.

blog-consumo-agua-fria

Já no consumo de água quente, conforme a figura abaixo, é possível visualizar os picos de uso e comparar os gastos em relação aos dias e estações. 

blog-consumo-agua-quente

Todos os dados são gerados de forma inteligente o que garante exatidão, segurança e muito mais comodidade para quem contrata. As informações geradas são enviadas para o portal BRCondosOnline e ficam acessíveis para o morador, que recebe um login exclusivo de acesso. Este recurso faz parte de um pacote de serviços de automação predial desenvolvido pela BRCondosAutomation, que inclui ainda soluções de controle dos sinais vitais do condomínio e de controle de acesso. 

Conheça todos os nossos serviços!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *