Administração de Condomínio

Como ficam os boletos sem registro?

por BRCondos em 08 de maio de 2017

A Febraban já anunciou há algum tempo o fim dos boletos sem registro, uma mudança que veio para melhorar os pagamentos e diminuir as fraudes e golpes por boletos. A Nova Plataforma de Cobrança irá modernizar o sistema de pagamento, trazendo maior segurança e agilidade, conforme já publicamos AQUI.

Dia 8 de maio próximo, vence o segundo prazo dado pela Federação para boletos igual ou acima de R$ 2.000,00, ou seja, os boletos dentro deste grupo devem ter o CPF do pagador responsável para emissão dentro da nova modalidade. As administradoras BRCondos estão trabalhando para atualizar os cadastros deste grupo e dos demais pagadores o quanto antes. É muito importante também para os condôminos atualizarem seus dados, sendo eles condôminos da BRCondos podem fazer isso direto no portal BRCONDOSONLINE.

Quando é feita a cobrança registrada a administradora envia um arquivo de remessa ao banco, informando dados como o valor, vencimento, código do boleto e ou CPF e CNPJ do pagador. Já a cobrança sem registro é enviada diretamente ao cliente e a instituição financeira só recebe os dados do boleto quando efetua o pagamento.

O pagamento dos boletos com registro poderão ser efetuados em qualquer agência bancária antes e depois do vencimento, sem a necessidade de ir até o banco emissor para isso. Já os boletos sem registro só poderão ser pagos no banco emissor, mesmo dentro do prazo de vencimento.

Essa é uma solicitação emitida pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) e Banco Central para evitar fraudes e golpes via boleto.

Veja  AQUI a cartilha com todas as informações que você precisa saber sobre a mudança.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. CARLOS ERNESTO LOHMANN

    MEU CONDOMINIO É INFERIOR A DOIS MIL, PORTANTO, NÃO TERÁ REGISTRO. O PGTO. É FEITO PELA INTERNET E TENHO CONTA NO BCO. SANTANDER.
    POSSO CONTINUAR PAGANDO PELA INTERNET OU SOU OBRIGADO A COMPARECER AO BCO. EMISSOR?

    1. BRCondos

      Carlos, todos os boletos devem ser registrados segundo orientação da Febraban, que divulgou uma tabela para que gradativamente seja efetuada a mudança conforme os valores. Veja em que data seu boleto se enquadra. Conforme orientamos, você só precisa cadastrar seu CPF e demais dados caso seja o pagador e pronto. Continuas pagando da mesma forma, mas com mais segurança. Obrigada por participar aqui.

      Tabela Febraban
      Valor do boleto Data de início da validação
      >/= 50.000 13/03/2017
      49.999,99 – 2.000,00 08/05/2017
      1.999,99 – 1.000,00 12/07/2017
      999,99 – 500,00 17/09/2017
      499,99 – 200,00 21/10/2017
      < = 199,99 15/12/2017

  2. Sergio Stanislauskas

    “…Já os boletos sem registro só poderão ser pagos no banco emissor, mesmo dentro do prazo de vencimento.”

    ou seja, na prática, um boleto de condominio emitido pela BrCondos só poderá ser pago no banco da BrCondos?

    é isto?

    grato….

    1. BRCondos

      Sergio, bom dia. A BRCondos não emite boletos, quem emite são as próprias instituições bancárias. Ou seja, um boleto do banco XYZ poderá ser pago apenas neste. Esclarecemos sua dúvida?