Manutenção

Como preparar seu condomínio para o fim do sinal analógico

por BRCondos em 29 de março de 2017

A partir de 29/04/2017, o sinal analógico de televisão será totalmente desligado em São Paulo e em mais 38 municípios da região metropolitana. Isso significa que o sinal só estará disponível no formato digital. Para sintonizar os canais de TV abertos, será preciso instalar uma antena digital (UHF) e um conversor se o aparelho não for digital.

Segundo pesquisa feita pelo Ibope, 92% dos domicílios da região metropolitana estarão aptos a receber o sinal digital da TV aberta quando ocorrer o desligamento das transmissões analógicas.

Aos poucos os condomínios estão se adaptando a essa realidade, para que todos os moradores recebam em seus televisores o novo sinal. A melhor maneira é instalar no topo do prédio uma antena coletiva UHF. Porém em prédios com muitos apartamentos, o ideal segundo os antenistas é investir em uma central de distribuição de canais.

O desligamento do sinal analógico dos canais abertos de televisão segue um cronograma estabelecido pela Anatel e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Até 2018, mais de 1400 municípios do Brasil passarão por esse processo.

Com o sinal digital, a qualidade de vídeo e áudio será muito melhor. Chuviscos, fantasmas, ruídos e interferências serão eliminados. O cronograma para desligamento começou em 2016 e segue calendário até 2018.

Algumas orientações importante para os síndicos

  • Antena coletiva
    Para captar o sinal digital, a antena deve ser UHF e estar apontada para a torre de transmissão.
  • Alerte os condôminos
    Mesmo que a antena seja UHF e esteja instalada corretamente, o aparelho de TV também precisa estar preparado. Televisores de tubo ou de tela plana fabricados até 2010 só recebem o sinal analógico e, por isso, precisam de um conversor de sinal, que pode ser adquirido em lojas de eletrônicos. As TVs mais novas, aquelas que tem botões coloridos no controle remoto original, já estão preparadas.
  • Oriente os condôminos sobre a ressintonia de canais
    Se tudo estiver certo com a antena e com a TV, é hora de fazer a ressintonia. Siga as orientações do manual do conversor ou da TV.

Na central telefônica gratuita 147 ou no site www.sejadigital.com.br você encontra todas as informações que precisa para preparar sua casa, apartamento ou condomínio para receber o sinal da TV Digital.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *