Administração de Condomínio

Gastando muito com o condomínio? Nós podemos ajudar :)

por BRCondos em 07 de fevereiro de 2017

O bolso do condômino, ou da maioria deles, anda meio apertado há algum tempo. Alguns síndicos, que prezam pela gestão eficiente, têm pensado em formas de ajudar os moradores, diminuindo o custo da taxa condominial com o corte de gastos com mão de obra, água, energia e materiais de consumo e investindo em inteligência predial e reaproveitamento de recursos. Este tipo de atitude é muito boa, porque pode ajudar inclusive a diminuir o índice de inadimplência condominial, pois reduzindo o valor do condomínio a parcela se encaixa melhor no orçamento do mês.

A diminuição de custos é boa para todos e só traz benefícios para o condomínio e condôminos que podem adotar alguma das práticas e serviços e levar para dentro de casa, veja algumas delas e conheça as soluções que a BRCondos está desenvolvendo para auxiliar nesta redução.

  • Medição individual de água e gás: alguns estudos indicam que é possível reduzir até 30% do consumo geral quando o condomínio passa a usar esse sistema que é obrigatório para os novos edifícios. A BRCondos desenvolveu inclusive uma tecnologia que consegue fazer a medição a distância com acompanhamento preciso em tempo real, sem necessidade de um leiturista.
  • Inteligência predial: quando o condomínio adota um sistema de inteligência predial passa a contar com alguns benefícios que também ajudam na redução de custos. A BRCondos dispõe de alguns deles, como o monitoramento da caixa d’água que alerta quando o nível está baixo, ajudando o síndico a  avisar os condôminos e a tomar medidas corretivas e evitar muitas vezes a contratação de caminhão pipa, com alto custo para os moradores. A Portaria virtual que faz remotamente o controle de  entradas e saídas do condomínio. A redução pode ser de no mínimo 40% da mão de obra. O sensor de inundação é outra opção que alerta sobre o volume de água no subsolo e ainda cruza informações sobre a probabilidade de enchentes na região do condomínio, evitando prejuízos.
  • Controle de acesso: assim como a Portaria Virtual o sistema de biometria reduz o custo da mão de obra de gerenciamento e circulação dos condôminos, sendo um método mais seguro para permitir a entrada e saída
  • Reaproveitamento de água da chuva: a captação pode ser feita de várias formas e utilizada para a lavagem de áreas externas do condomínio como calçadas, garagem e até para a descarga dos banheiros de uso comum.
  • Trocar as lâmpadas por led: a lâmpada de LED é até 80% mais econômica que a incandescente comum. Com a troca há redução na conta de luz do condomínio e o investimento recuperado é, em média, de 18 meses.
  • Cortar horas extras: normalmente o quadro de funcionários é o que mais custa para um condomínio (60% a 70%) e quando a pauta é economizar é imprescindível que o síndico fique atento às horas extras. As vezes é mais barato a contratação de um folguista ou de um controle informatizado para diminuir essa conta.
  • Terceirização mão de obra: essa pode ser um solução mais barata para o condomínio e com menos incômodo para o síndico, já existem empresas especializadas só para o atendimento de áreas do condomínio.
  • Energia solar: a colocação de placas de captação de energia são uma ótima solução de economia, a conta final fica mais barata e chega a cobrir 70% da demanda.
  • Cobrança de inadimplentes: com o novo CPC (código de processo civil), o prazo para inadimplentes quitarem as dívidas foi reduzido. O medo de responderem a processos judiciais e até terem seus bens e contas penhorados fez com que procurassem por acordos. Nesta hora ter um serviço de cobrança profissional ajuda muito no controle, organização e cobrança destas contas. A PrimeCob é uma empresa do grupo BRCondos que faz tudo de forma profissional e tem um projeto chamado Inadimplência Zero com processos bem tranquilos e seguros.
  • Sistema de gestão online: a internet é uma saída inteligente para um condomínio que quer economizar. Além de tornar a gestão mais transparente é possível reduzir o custo com material, fazer votações e enquetes online, gerir áreas comuns e acessar documentos sem gastos extras. Assim funciona o BRCondosOnline com outros recursos que você pode conhecer aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *