Sustentabilidade
Artigo Assinado

Condomínios Lixo Zero

por Gustavo Ritzmann em 09 de maio de 2017

O condomínio pode ser definido como um ambiente que pertence a mais de uma pessoa. Neste sentido, essa vida em comunidade por vezes pode apresentar desafios inesperados e um deles causa dores de cabeça aos síndicos e demais moradores quando não enfrentado corretamente, o Lixo. Já parou para analisar se existe estrutura adequada para a gestão dos resíduos em seu condomínio? Ou se os moradores contribuem para a reciclagem?

Estima-se que cada brasileiro produza em média 1 quilo de lixo por dia, extrapolando esse dado para o número de pessoas morando em condomínios, nota-se a grandiosidade do problema. Toda essa quantidade de lixo é, em geral, destinada para aterros sanitários, onde são enterrados e ficam por diversos anos, inutilizando grandes áreas.

Além de inviabilizar a reciclagem e a reinserção desses materiais na cadeia produtiva, aumentam a pressão pela extração de novos recursos e a degradação do meio ambiente. Mas, qual é o compromisso do seu condomínio com a sustentabilidade?

O lixo pode se tornar um problema caro e desagradável quando mal gerenciado. Mau cheiro, surgimento de vetores e a aplicação de multas pela empresa de coleta são alguns dos problemas mais comuns.

Você já ouviu falar em Lixo Zero? Esse é um conceito que busca redefinir a forma como olhamos para lixo. Busca evitar a geração de resíduos. Incentiva a reutilização, o reaproveitamento e a reciclagem. E visa evitar o envio de materiais para aterros sanitários e incineração. Condomínios Lixo Zero já são uma realidade, nesses ambientes, existe uma estrutura adequada para segregação e armazenagem dos resíduos.

Existem identificações e procedimentos claros para a correta separação, a destinação é ambientalmente correta e contribui para o meio ambiente. O síndico e as equipes de limpeza estão capacitados para operar os novos procedimentos e desenvolver soluções no dia a dia.

Os moradores são integrados através de ações de conscientização e educação ambiental. Em um Condomínio Lixo Zero, há a responsabilidade com a sustentabilidade e novas práticas podem ser inseridas para integrar e criar senso de comunidade aos moradores. Exemplos dessas atividades são hortas e oficinas de compostagem, para transformar os resíduos orgânicos em adubo.

Com um pouco de esforço, consciência e colaboração é possível superar esses desafios, melhorar a gestão dos resíduos e atingir a meta Lixo Zero. Se o seu condomínio ainda não é Lixo Zero, algumas dicas para melhorar a gestão de resíduos:

  • Criar identificações visuais, com exemplos, para cada um dos tipos de resíduos.
  • Identificar adequadamente o espaço de armazenamento
  • Comunicar os tipos, dias e horários de coleta disponíveis
  • Começar por você mesmo, dando o exemplo para os demais moradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Patrícia Boros

    Como conseguir o correto armazenamento do lixo reciclável, se até mesmo o lixo orgânico é um problema em meu condomínio? Ninguém aceita a colocação de lixeiras separadas.

    1. BRCondos

      Patrícia, o primeiro passo é tentar levar essa questão para alguma assembleia. Falar dos benefícios e dos resultados positivos para o condomínio. Uma ideia bem interessante e que pode mudar a forma como a maioria pensa em seu condomínio é tentar utilizar esse material orgânico para compostagem e depois para utilização em uma horta coletiva. Claro que estamos falando de uma fase posterior a reciclagem, mas já é um motivo para alegar. Converse com seu síndico 🙂

  2. Gracie

    Sugiro que os síndicos sejam capacitados para esse tipo de atitude nos condomínios, pois no condomínio que eu moro as lixeiras são nos corredores e os reciclados separados são destinados ao mesmo local que outro tipo de lixo.
    Entendo que a atitude tem que partir de cada um de nós, mas de nada adianta eu separar meu lixo se não existe uma gestão adequada no condomínio.

    1. BRCondos

      Sim Gracie, essa atitude deve partir do síndico também. Na verdade é uma ação conjunta e em algumas cidades ainda é preciso que haja coleta e destinação adequada.

    2. Rastro Soluções Sustentáveis

      Olá Gracie, tudo bem?

      Nós da Rastro Soluções Sustentáveis, autores do artigo acima, aplicamos Programas Lixo Zero em condomínios, também trabalhamos com capacitação de síndicos e moradores.
      Atuamos exatamente na situação que você citou, a gestão adequada dos resíduos.
      Entre em contato conosco!

      Obrigado!

  3. Lara

    Triste ler que desde o título, já está equivocada a concepção do projeto. Resíduo não é lixo!
    O primeiro passo está em nomear corretamente e repassar esse conhecimento para as demais pessoas.

    “Os resíduos apenas passam a se tornar um problema quando olhamos para eles como “lixo”.
    Se entendermos e tivermos a real consciência de que “RESÍDUO NÃO É LIXO”, automaticamente, criaremos políticas e passaremos a dar um destino nobre, consciente e rentável a esse resíduo, deixando de transformá-lo em lixo, tornando–o a matéria prima de outras cadeias produtivas e, daí, com certeza, teremos o fim da “Era do Lixo”.”

    1. Rastro Soluções Sustentáveis

      Olá Lara, tudo bem?

      Você já ouviu falar do “Conceito Lixo Zero”?
      Quando abordamos essa temática da gestão dos resíduos é justamente através desse conceito que atuamos, e eles está totalmente alinhado com o que você comentou, a constatação de que lixo não existe, que na verdade, se separados e observados individualmente teremos materiais que podem ser reaproveitados, reciclados e reinseridos na cadeia produtiva.

      No artigo, em todos os momentos em que foi usada a terminologia “lixo”, foi referindo-se a concepção atual ou incentivando a meta de zerar a geração.
      O lixo é um problema, uma correta gestão dos resíduos é a solução.

      Convido-a a conhecer um dos espaços lixo zero que já implementamos para apresentar melhor o projeto.

      Qualquer dúvida estamos a disposição
      contato@rastro.eco.br

      Obrigado,

  4. Maria Fernanda

    Podemos contar com o apoio de vocês para conseguirmos reciclar o lixo em nosso condomínio Paulicéia?
    Me coloco à disposição para essa conquista. Conquista extremamente importante e necessária. Tenho confiança que poderemos atingir essa conquista.
    Super Grata.