Convivência

Coworking: conceito ganha cada vez mais espaço

por BRCondos em 10 de agosto de 2017

O modelo de coworking tem conquistado literalmente cada vez mais os empreendedores.  Dentro desta ideia, pequenos empresários, freelancers e autônomos conseguem administrar muito melhor seu negócio, dividir os custos mensais, ter um escritório físico para atendimento e compartilhar recursos. A tecnologia tem inovado tudo e não é atoa que o primeiro coworking surgiu com um grupo de profissionais da área que precisava de um lugar para trabalhar e queria compartilhar suas experiências e despesas como outras pessoas.

O espaço alternativo também veio como opção para amenizar o isolamento do formato home office,  uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho como ambiente inspirador, tranquilo e compartilhado. Isso porque reúne várias pessoas de ramos diferentes ou até mesmo semelhantes que acabam convivendo diariamente. Este convívio permite a troca de serviços, ideias, projetos em grupo, networking e até parcerias, o que ajuda muito na captação de novos clientes.

O termo coworking surgiu há pouco tempo, mas os espaços compartilhados já são uma realidade desde os anos 90 quando já existiam empresas que alugavam salas para diferentes clientes, que já compartilhavam outros ambientes como banheiros, copa e recepção.

Para quem está investindo em espaços assim ou quer reformular a estrutura do coworking onde trabalha, temos no nosso Pinterest várias ideias. Veja algumas.

Coworking em Tokyo
Coworking em Tokyo
Coworking descontraído
Coworking descontraído
Área de descanso
Coworking – Área de descanso
Coworking moderno
Coworking moderno
Coworking organizado para duas pessoas
Coworking organizado para duas pessoas

Curiosidades sobre o coworking

O termo coworking foi criado por Bernie De Koven em 1999 e em 2005 usado por Brad Neuberg para descrever um espaço físico. Neuberg criou o “Hat Factory”, um espaço de coworking baseado em São Francisco, um apartamento onde trabalhavam 3 profissionais de tecnologia e que abria suas portas durante o dia para “avulsos” que precisavam de um lugar para trabalhar e queriam compartilhar experiência. Hoje, existem aproximadamente 6 mil espaços de coworking no mundo, em 6 continentes.

Grande parte dos espaços de coworking existentes hoje foram fundados por empreendedores “nômades” de tecnologia, que buscavam locais de trabalho alternativos aos cafés e às suas próprias casas.

No Brasil existem 378 espaços de coworking ativos, crescendo 52% em relação a 2015, segundo o último Censo dos portais Ekonomio/Coworking Brasil. São Paulo ocupa o topo da lista de regiões com maior número de espaços de coworking – abriga sozinho 148 espaços.

Fonte: Wikipedia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *