Administração de Condomínio
Segurança

Cuidado com a segurança nos condomínios

por BRCondos em 05 de dezembro de 2014

O fim de ano chegou, época das festas com a família, férias, viagens e descanso. Normalmente nesse período a cidade fica mais vazia e as pessoas menos preocupadas, infelizmente dois bons motivos para o aumento de furtos nos condomínios. Segundo Gustavo Hiendlmayer, diretor executivo da Consis (Segurança Integrada para Condomínios) o número de invasões tem aumentado a cada ano e nesta época os casos chegam a dobrar. O incrível de tudo é que segundo um levantamento de ocorrências, 90% das invasões acontecem pela porta da frente. O motivo segundo Gustavo são os pontos vulneráveis como as lixeiras, janelas para a rua e o próprio poder de ludibriar dos ladrões. “Eles são muito criativos e espertos e além de um sistema seguro é preciso manter os moradores e funcionários alertas a respeito”, destacou Gustavo.

Apesar dos alertas e números, alguns condomínios ainda não encaram essa realidade com o devido cuidado, o que passa a ser um grande problema já que além do patrimônio a vida dos moradores também está em jogo. Os índices da criminalidade têm aumentado de modo geral e por mais que os condomínios sejam moradas mais seguras é preciso investir num sistema completo e personalizado de segurança de todo prédio. Esse investimento segundo Gustavo deve ser feito conforme a rotina e perfil de cada edifício. Para isso, existe um projeto que deve ser respeitado para contemplar todas as necessidades.

Ultimamente além dos sistemas mais comuns, há bastante demanda por cercas elétricas no entorno do prédio o que cria conforme explica Gustavo uma barreira tanto física como psicológica dificultando a entrada de invasores. A portaria inteligente também é uma boa opção. Ao invés de atendimento humano, a comunicação de entrada passa por uma central que identifica a pessoa e só autoriza o acesso mediante confirmação do morador ou funcionário do prédio, por meio de um equipamento eletrônico. Normalmente este sistema de portaria eletrônica chega a ser 40% mais barato do que uma vigilância 24 horas.

A responsabilidade dos moradores também conta muito para a segurança do prédio. “É preciso pensar no todo. Percebemos ao longo de nosso convívio e experiência que moradores descuidados comprometem a segurança de todos e principalmente nesta época todo cuidado é pouco”. Para os síndicos que pretendem contratar um sistema seguro para o condomínio, segundo Gustavo ainda dá tempo.

Dicas de segurança para quem mora em condomínio

  • Não autorize a entrada de entregadores em seu apartamento.
  • Seja criterioso na autorização de entrada, so permitindo visitantes que conheça.
  • Ao entrar e sair do condomínio aguarde o fechamento total dos portões de veículos.
  • Nunca forneça informações do seu condomínio sobre a segurança local.
  • Crie uma rotina de testar todos os equipamentos de segurança do seu condomínio.blog-ladrao

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *