Convivência

Dicas para condôminos durante a folia de Carnaval

por BRCondos em 21 de fevereiro de 2017

Já começaram as festas de CARNAVAL em algumas cidades do Brasil e como muitos brasileiros adoram este período carnavalesco, além das comemorações existem alguns cuidados que os condôminos podem ter para evitar qualquer contratempo.

Veja quais são.

Visitantes: muitos condôminos irão receber a família e amigos que vão aproveitar o feriado prolongado para viajar. É importante avisar na Portaria do condomínio, ao zelador ou fazer o cadastro dessas pessoas para a entrada e circulação interna. Da mesmo forma deve ser feito o cadastramento dos veículos autorizados a estacionar dentro do condomínio. Cada local tem seu regimento interno, mas é sempre bom deixar avisado a administração, funcionários e gerente predial que você estará com visita neste período.

Festas e barulho: se for realizar alguma festa dentro da residência ou no salão de festas, tome cuidado com o horário permitido no condomínio e não ultrapasse as regras mesmo que a festa esteja boa. Lembre-se que no outro dia podem haver reclamações e até multas por desrespeito a Lei do Silêncio. Existem muitos locais que organizam festas neste período com horário estendido, converse com seus amigos pois pode ser uma melhor opção. Há pessoas que preferem sossego sempre, mesmo durante o Carnaval.

Aluguel de imóveis: se for alugar seu imóvel neste período, acontece muito com quem tem apartamento no litoral, verifique se foram apresentadas ao locatário as normas para manter o local em boas condições e não atrapalhar a rotina de outros condôminos. Se há uma imobiliária fazendo a negociação, ok, mas se você estiver fazendo esta locação direto tome o cuidado de redigir um contrato formalizando as regras. O mesmo acontece se você alugar o imóvel de alguém para o período de CARNAVAL.  Alguns itens que devem ser esclarecidos: sobre os trâmites financeiros, o acesso de visitantes, prestadores de serviço, horários de coleta de lixo e barulho.

Serviços:  se for viajar programe seus pagamentos, saque de dinheiro, separação de documentos, compra de suprimentos e vistoria do carro para não se incomodar com filas e serviços superfaturados. O recesso de órgãos públicos, bancos, cartórios e a grande movimentação de pessoas em alguns locais prejudicam o fluxo de funcionamento e organizar estes itens pode quebrar um galho em um período programado para o descanso e lazer.

Cuidado com o Aedes aegypti: não esqueça de fazer a vistoria semanal em seu imóvel (jardins, varandas, canteiros, depósitos, garagem, etc.). As chuvas de Verão propiciam o acúmulo de água em locais desprotegidos, estimulando o aumento de casos de Dengue, Chikungunya e Zika.

Outro lembrete importante nesta época é com os fuliões e visitantes mais alterados. Tenha paciência e mantenha o bom-senso para não entrar numa confusão.

Se precisar, os números de emergência abaixo podem te ajudar.

190 – Polícia Militar
191 – Polícia Rodoviária Federal
193 – Corpo de Bombeiros
194 – Policia Federal
197 – Polícia Civil
199 – Defesa Civil


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *