Convivência
Sustentabilidade

Horta urbana: faça uma no conforto de casa

por BRCondos em 14 de julho de 2016

Cultivar alimentos naturais é uma forma segura de comer de um jeito saudável. Além de proporcionar o sabor mais natural, essa “horta urbana” te ajuda a economizar alguns trocados no mercado e ainda deixa a casa com um cheirinho fresco. Mas como fazer isso no condomínio se ele não disponibiliza de um jardim?  Simples, dentro do apartamento. Como? A BRCondos te ensina:

O primeiro passo é escolher um local para sua horta: coloque as plantas em um lugar que receba de 4 à 5 horas de sol por dia. Se não conseguir um espaço no chão, é possível montar vasos suspensos.

jv_escada_porta_sal_caixa_correio

Para sua atividade ficar ainda mais sustentável, como recipiente você não precisa comprar um vaso, mas reaproveitar outros objetos como potes de vidro de conserva, garrafas pet, latas de alumínio, xícaras e até caixas de ovos, para o desenvolvimento das mudas.

No vaso, coloque uma camada de terra, uma de composto orgânico e outra de húmus de minhoca ou esterco de vaca. Você também pode usar folhas secas e fazer seu próprio adubo com alimentos decompostos. Não se esqueça de fazer furos no fundo do seu vaso para a drenagem da água, isso é importante para não afogar as plantas.

Plante a muda e mantenha a terra que vem junto, faça ela ficar firme no vaso e encha até a boca de terra. No dia a dia, regue até a água escoar pelos furos do vaso, que deve ter uma profundidade mínima de 15 cm.

VIVEIRO DE MUDAS

As plantas indicadas para cultivo são salsinha, cebolinha, alecrim, manjericão, hortelã, coentro, orégano, tomilho, alho, alface, cebola, cenoura, aipo e acelga. Não plante mudas diferentes no mesmo recipiente, mas se plantar, mantenha uma distância mínima de 20cm entre elas.

Coloque adubo no vaso a cada 40 dias e não retire as folhas secas que caem na terra. Lembre-se também de nunca colocar os vasos nos parapeitos de janelas ou sacadas, por segurança.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *