Tecnologia

Internet torna a gestão de condomínios mais transparente

por João Batista em 17 de setembro de 2014

Estamos em época de campanha eleitoral, um bom momento para falar sobre gestão transparente. Nos condomínios a falta de transparência tem sido um problema há bastante tempo. Transparência nos pagamentos, na prestação de contas, nos investimentos, na manutenção, taxas extras, enfim, é o mínimo necessário para manter em equilíbrio a administração e o bom relacionamento entre os envolvidos.

Recentemente, em Joinville, Santa Catarina, um síndico foi condenado pela justiça por desviar dinheiro do condomínio administrado em 2006. Foram R$ 250 mil em saques e compras diversas. Essa situação lamentável aumenta a responsabilidade do síndico e exige mais participação dos condôminos e do conselho fiscal.

A internet tem oferecido alguns recursos bem interessantes, facilitando a gestão e tornando ela bem mais prática. Jamil Chati, síndico profissional há 10 anos em Joinville, é responsável por administrar seis condomínios. Ele revela que nunca foi problema manter as contas e o financeiro em dia. Porém, dependendo da administradora contratada, esse trabalho é bastante árduo e demorado e isso prejudica a prestação de contas.

Há cerca de 1 ano Chati optou por fazer toda a administração com ajuda de uma plataforma automatizada e online, possibilitando mais transparência na gestão. “Não tem como não ser transparente com a BRCondos. Hoje não preciso mais me preocupar em informar o conselho e moradores, pois tudo é automatizado, enquanto isso o condômino acompanha via internet ou do próprio celular tudo o que precisa, inclusive segunda via de boleto, saldo das contas do condomínio, despesas, fluxo de caixa, cópia digital de todas as notas fiscais, abertura de ocorrências e reservas do salão de festas”, completou.

Salomão Oliveira também síndico destaca que o fato ocorrido deve servir também como alerta para a escolha deste profissional. “Hoje em dia o síndico precisa ter conhecimento de gestão, ser comunicativo e buscar soluções que ajudem a tormar a gestão o mais transparente e simples possível”.

A base de uma gestão eficiente é a transparência, isso em qualquer lugar do mundo. O condomínio funciona como uma empresa normal, porém com vários sócios e precisa de atenção e cuidados redobrados.

porco-transparente-blog

E você o que pensa disso? Compartilhe aqui conosco suas experiências e opinião sobre o tema.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *