Quando começa o outono é tempo de afiar tesouras, facões e machados. Começa como cada ano, a melhor época para podar a maioria das plantas do jardim. Para os jardineiros a poda segue sendo um mistério, poucos entendem e conhecem a forma correta de podar cada planta, os diversos tipos de podas e a época adequada de fazê-la.

Algumas dicas básicas

“A melhor poda é a que não se faz”, como assim? Eu explico:

  1. Porque não há podas na natureza. As plantas no seu estado natural não precisam de podas. Mas, o jardim não é um espaço natural, em que as plantas possam crescer livremente. Nossas ruas não permitem que as árvores possam crescer ao léu. É preciso que em ambientes urbanos, em espaços construídos e limitados as plantas sejam periodicamente podadas.
  2. A melhor época para podar é quando a planta entra em repouso. Isso quer dizer que em países como o Brasil, onde na maior parte das regiões não há um inverno rigoroso, as podas podem ser realizadas, quando necessário, em diversas épocas. A maioria de plantas de jardim entram em repouso e podem ser podadas depois da floração. Essa é uma boa dica. Melhor ainda para aquelas plantas que não queremos que frutifiquem, neste caso a poda no momento certo, evita que árvores e arbustos se carreguem de frutos que podem sujar pátios e calçadas.
  3. Há diversos tipos de podas, cada uma tem uma função, uma técnica e um objetivo, conhecê-las e utilizar a forma correta é um desafio adicional para o jardineiro que não é profissional.
  • Poda de limpeza, pode ser feita durante todo o ano para retirada de galhos doentes o secos.
  • Poda de formação durante a época de crescimento, para que a planta tenha o formato correto e o porte adequado.
  • Poda de rejuvenescimento, quando a planta perdeu vigor ou cresceu demais e deve ser levada de volta ao seu porte original.
  • Poda de topiaria, essa é aquela poda que só deveria ficar restrita aos jardins de estilo francês. Deforma as plantas, compromete a sua floração, tem custo elevado e descaracteriza a sua forma natural e seu desenvolvimento.
Jardim francês

Tesouras afiadas e a podar, que o outono chegou. 🙂