Administração de Condomínio
Artigo Assinado

A previsão orçamentária faz parte de uma boa gestão

por Alessandre Nascimento em 27 de junho de 2017

“Para quem não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve”, disse Lewis Carroll em um dos seus filmes de maior sucesso no mundo.

Não muito longe das grandes produções cinematográficas, encontramos um tema muito importante e que tem muito a ver com uma gestão eficiente. A previsão orçamentária é o caminho para manter o custo do condomínio equilibrado e controlado. Após implantada, se torna ferramenta essencial no planejamento financeiro anual do condomínio, um alicerce para uma administração prática e inteligente.

A previsão orçamentária se tornou muito importante na gestão do condomínio. O ideal é que seja feita anualmente para programar todas as despesas, reajustes e inflação do período. Um dos seus objetivos é evitar surpresas aos moradores com valores não previstos em seus gastos domésticos, ajudando, inclusive, na redução da inadimplência. Em alguns casos, e isso faz parte do processo todo, se tornam necessários pequenos ajustes no período em curso. Esses ajustes servirão de base para o orçamento do ano seguinte, tornando o orçamento mais assertivo para as previsões futuras.

O síndico é responsável pela previsão orçamentária do condomínio. Ele normalmente usa os gastos do ano anterior para ter uma base no  planejamento financeiro. É muito interessante comparar a gestão do condomínio a uma empresa, pois desta forma fica mais fácil entender o quanto o condomínio precisa estar nas mãos de uma administração séria, segura e transparente. Veja, assim como uma empresa precisa ter um orçamento anual, o condomínio também deve possuir a sua previsão orçamentária para visualizar e acompanhar para onde estão indo os recursos arrecadados.

Nos meses de novembro e dezembro, normalmente, o síndico deve providenciar a previsão de gastos do próximo ano para votação em assembleia. Para fazer essa composição, o síndico deve possuir os dados de despesas com água, luz, folha de pagamento, seguro, manutenções, tributos e outras despesas necessárias à manutenção do condomínio. Importante incluir nessa composição o fundo de reserva e um pequeno percentual para possíveis imprevistos, sendo o mais transparente e claro possível na apresentação aos moradores.

A previsão orçamentária nunca deve engessar a gestão do condomínio, pelo contrário, ela serve para que se trabalhe com tranquilidade e disponibilidade de numerário para a gestão financeira do condomínio. Além disso, indica-se que se mantenha a gestão em dia, sem grandes estresses. A previsão orçamentária está prevista na maioria das convenções de condomínios e amparada pela Legislação Vigente.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Mauricio Fernandes Rebello

    EXCELENTE. ESPERO PODER TOMAR CONHECIMENTO DE
    MUITOS OUTROS. OK

  2. Mauricio Fernandes Rebello

    Excelente em todos sentidos…. Congratulações. Espero poder
    fazer novos contatos.

  3. Adriana

    Também acho interessante um modelo de previsão orçamentária para que possamos tomar base

    1. BRCondos

      Sim Adriana, vamos publicar em nossa área de downloads em breve. Obrigada por sua participação. 🙂

  4. marcos antonio barbosa

    Tema importante no auxilio uma boa administração de

    negócios, auxilia na avaliação e fornece os possíveis

    resultados quantitativos. Permitindo vislumbrar se é

    necessário a mudança de rumo para obtenção de

    resultados que venham a atender as expectativas dos

    acionistas.

  5. Waldir Pedro Alves

    MUITO BOM, MAS GOSTARIA QUE FOSSE EXPLICADO QUAIS OS CAMINHOS, FORMAS E DADOS BÁSICOS ADOTADOS PARA A ESTIMATIVA DOS COEFICIENTES ADOTADOS PARA CADA ITEM DO ORÇAMENTO, NÃO PARA CORRIGÍ-LOS, LONGE DISSO, MAS PARA DISCUTÍ-LOS SE POSSÍVEL E ENTENDER MELHOR POIS TRATAM-SE DE VALORES E ACREDITO QUE QUALQUER ESCLARECIMENTO PARA O CONDÔMINO SERÁ BOM.

    GRATO
    Waldir Pedro Alves
    Apê 408

    Cond. Cesar Prates

    1. BRCondos

      Obrigada Waldir pela participação, vamos buscar um modelo para compartilhar aqui no portal com suas solicitações. 🙂

  6. ivan Aune de Aguiar

    Parabéns pelo site de vocês. Ficou muito pratico, e esclarecedor. Sucesso..
    Já que vocês estão incrementando. vou ousar e sugeri algo que entendo ser super legal.
    Peguem na relação de vocês as datas de aniversário e parabenizem os condôminos aniversariante do mês. Só um agrado.HAHAHAHAH

    1. BRCondos

      Rs, vamos considerar sua sugestão Ivan. Obrigada pelo contato 🙂