O jardim é o espaço em que a mão de homem organizou a natureza. Há artigo-assinadono jardim uma busca do belo, do natural. No projeto do jardim há a recuperação do Paraíso perdido. O desejo de voltar a recriar o jardim do Éden bíblico.

Esse jardim idílico não é só um jardim de flores, perfumes e cores. É um jardim de sabores, de texturas e de formas vivas em equilíbrio. No nosso imaginário o jardim do Éden tinha, além de plantas e flores, animais vivendo em harmonia.

Construir espaços que permitam que pessoas, animais e plantas possam conviver em equilíbrio deve ser o principal objetivo em um projeto de jardim. Já comentamos aqui inclusive sobre o uso de árvores frutíferas em jardins.

A inclusão de árvores nativas ou exóticas aumenta a cada dia e há uma seleção de plantas que produzem frutas comestíveis para as pessoas. Também há as que produzem frutos para os pássaros e as que produzem frutos que servem inclusive como elemento decorativo.

Assim é possível unir a beleza das frutas e o atrativo de ter um jardim cheio de pássaros. Sábias, Bem-te-vis, Saíras, Bonito lindos são algumas das aves que podemos encontrar hoje nos jardins urbanos.

Mas há ainda muito mais que podemos fazer. Escolher flores que atraiam os beija-flores é acrescentar um atrativo adicional ao jardim. Entre as plantas que atraem insetos e beija-flores destaque especial para as Lantanas, Justicias, Lavandas, Pentas, Hemerocallis ou Zinnias por exemplo.

Assim podemos ir além das propostas tradicionais e escolher um jardim que nos surpreenda a cada estação com novos atrativos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *