As flores chegaram na cozinha para ficar. O que estava restrito a uma minoria, está se popularizando cada vez mais e há muitas flores para incorporar ao cardápio.  Flores não servem só para dar cor e alegria na cozinha, flores são uma fonte de novos sabores e texturas. A variedade de flores que podemos incorporar a nossa cozinha supera as cinquenta, suficientes para fazer feliz o chef mais exigente.

Algumas são conhecidas de todos os amantes da boa gastronomia, outras são novidades que apresentamos para os interessados em conhecer mais sobre o mundo das flores comestíveis.

Entre as anuais, as perenes e as bulbosas as mais conhecidas são as violetas (Viola odorata), as Begonias, as Calêndulas (Calendula officianlis), a capuchinha ( Tropaeolum majus), o cravo de defunto (Tagetes patula), o cravo comum (Dianthus) e até as margaridas (Chrysanthemum frutescens).

Há também árvores e arbustos de flores comestíveis. Quem não lembra da deliciosa receita de Codornas com pétalas de rosa do filme “Como água para o Chocolate”? Além das rosas, também as amendoeiras (Prunus dulcis), as Ameixas (Prunus domestica) ou as macieiras (Malus) têm flores comestíveis. Uma das mais conhecidas é o sabugueiro (Sambucus nigra).

Todos conhecem o sabor de abóboras, abobrinhas, alhos e ervilhas, mas poucos têm saboreado as flores destes legumes e hortaliças. Uma boa dica para este mês, é você descobrir receitas com flores de abóbora ou de alho. 🙂

O último grupo de flores que podemos utilizar na cozinha são as aromáticas. Além das folhas, as flores também podem ser utilizadas. As mais conhecidas são a Alfavaca (Ocimum basilicum), a Sálvia ( Salvia offiicinalis), Tomilho (Thymus vulgaris), Agrião (Nasturtium officinale) ou o Alecrim (Rosmarinus officinalis).

Cozinhar com flores é uma nova tendência, melhora o sabor, a cor e principalmente é uma oportunidade para aproveitar melhor as plantas e flores do jardim. É bom lembrar que as flores utilizadas na alimentação humana precisam ser orgânicas, além de estarem bem higienizadas para uso.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Rubia

    Oi
    maravilhoso