Administração de Condomínio
Sustentabilidade

10 maneiras de economizar papel

por BRCondos em 01 de setembro de 2017

Sempre existem boas ideias para colocar em prática em nossa vida profissional e pessoal e ajudar a natureza. Usar o necessário, reaproveitar e reciclar são algumas delas. Usamos papel diariamente para quase tudo. Boletos de pagamento, cadernos de anotação, agenda, recibos, notas, o uso de papel faz parte da nossa rotina.

Existem cálculos, vários inclusive, indicando que uma pessoa gasta em média de meia até duas árvores por ano. Considerando que as árvores são a principal matéria prima para a fabricação de papel, junto com outros componentes químicos, é importante pensarmos em algumas maneiras de economizar árvores, ou melhor, papel certo!?

Conheça algumas, vamos lá!

1. Converta os arquivos em formato digital
Essa dica é ótima e eficaz para a circulação de informações, principalmente no escritório. Converter um arquivo impresso em formato digital diminui o fluxo de papel, pois o arquivo pode ser consultado no computador. Para reuniões, as invés de tirar várias cópias da pauta você pode compartilhar o arquivo que poderá ser acessado em notebooks, tabletes e smartphones.

2. Revise os documentos antes da impressão
Muitas vezes a falta de atenção nos leva a imprimir cartas e textos mais de uma vez. Verifique se imprimir é realmente necessário e procure dedicar uns minutos a mais para a checagem dos dados, formatação do documento e da impressora.

3. Email marketing
A ferramenta de email marketing é muito assertiva e eficaz dentro dos meios de comunicação. Além de ser online, ela também pode ser usada internamente dentro de empresas para ajudar na comunicação de avisos, lembretes e novidades. Uma escolha sustentável para economizar papel e comunicar seu público.

4. Configuração do documento
O tamanho da fonte, o formato do papel e outras formatações podem ajudar bastante a evitar o desperdício. Use os dois lados do papel, uma fonte com tamanho menor e diminua seu consumo de papel diário.

5. Guarde os rascunhos
Se você imprimiu o arquivo errado não precisa descartá-lo só por esse motivo. Você pode reutilizar como bloquinho de anotações, encadernar e ainda usar o outro lado para futuras impressões e anotações.

6. Na mesa
Na hora de preparar a mesa para o almoço ou o jantar, utilize guardanapos de pano. Eles são reaproveitáveis e ambientalmente mais corretos.

7. Cartões virtuais
Em aniversários, no Natal e em outras datas comemorativas envie um e-mail ou um cartão eletrônico no lugar do tradicional de papel – é mais barato e cumpre a mesma função.

8. Produtos
Empreste seus livros. E pense antes de consumir tantos produtos cheios de embalagens. Prefira os mais simples.

9. Recicle
A reciclagem de papel é uma das principais fontes de renda para recicladores. Se não dá para reutilizar o papel usado, recicle. Consulte as associações e empresas de sua região e doe ao invés de descartá-los em lixo comum.

10. Boleto digital
Todos os dias são impressos milhares de boletos para pagamento. A opção de boleto digital é uma ótima ideia para reduzir as impressões e consequentemente o gasto de papel.

Temos outras dicas exclusivas para economia de papel nos condomínios leia aqui .

A BRCondos já trabalha com a opção de Boleto Verde onde os condôminos podem escolher dentro do BRCondosOnline receber o boleto no formato digital por email para pagamento. 

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org | https://euqueroajudarcuritiba.com


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *