Convivência

Como economizar e atingir suas metas em 2018!

por BRCondos em 05 de janeiro de 2018

Muitas pessoas começam janeiro no vermelho, ou com muitas contas para pagar. Além das continhas de Natal e fim de ano, tem IPTU, IPVA, material escolar, entre outros gastos. Então janeiro é o mês D: de programar os gastos, organizar a vida financeira e fazer uma poupança, afinal, é muito melhor estar com a vida financeira equilibrada, não é mesmo?!

Selecionamos algumas dicas, que são compartilhadas por especialistas da área.

Confira.

Faça um diagnóstico financeiro.

Primeiro, para começar a se planejar é importante anotar. Faça um diagnóstico dos seus gastos, o que entra, sai e para onde está indo. Você vai ter uma surpresa com a quantia que é gasta com coisas supérfluas. Faça anotações simples em um caderno ou no celular, mas também pode usar apps para isso. Indicamos o GuiaBolso, Minhas Economias. Mobills e Organizze.

Redução de gastos.

Depois desse diagnóstico, como falamos, você vai perceber que é possível reduzir vários gastos. Não será muito fácil, mas se a meta é economizar, esse é o caminho. Comece por exemplo com coisas simples, como reduzir os dias de pizza, o plano top do celular, da TV à cabo, passeios, mercado, etc. É possível também monitorar os gastos com água e energia e por aí vai.

ATENÇÃO aos gastos fixos.

Coloque na ponta do lápis tudo que você gasta com as contas fixas, como telefone, água, aluguel, condomínio, mercado, escola, plano de saúde, etc. Segundo especialistas o ideal é que essas despesas não ultrapassem 50% da renda. Eles sugerem ainda que 10% da renda sejam poupados todo mês.

Metas

Sabe aquela sensação de não saber aonde foi parar o seu dinheiro? Então, quando você tem metas, seja uma viagem, carro novo, reforma da casa, passeio, casa própria é mais fácil economizar, direcionar sua renda e saber onde está aplicando seu dinheiro. Isso traz maior satisfação e muitas vezes, a realização de um sonho. Planeje se sua meta pode ser alcançada em curto, médio ou longo prazo e quanto você precisa economizar para chegar no resultado desejado. Mantenha seu foco no objetivo e não use esse dinheiro para desejos momentâneos.

Aplique seu dinheiro

Ao definir sua meta você irá traçar seus objetivos e com eles o valor que precisa reservar todo mês, bem como o tempo dessa economia. A opção preferida dos consultores financeiros para fugir da poupança é o Tesouro Direto, plataforma online do governo federal para compra e venda de títulos públicos. O investidor empresta seu dinheiro ao governo, que o remunera por isso. É possível investir a partir de 30 reais. Existem outras opções que também podem servir como o CDB, fundo de renda fixa, fundos de investimento. Pesquise as vantagens e desvantagens de cada opção antes de investir.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *