Convivência

Dicas para quem quer dividir a casa com os amigos

por BRCondos em 06 de junho de 2017

A famosa série americana “Friends” já deve ter inspirado muitas pessoas a morarem com os amigos. Mas, quando a gente decide dividir a moradia com os amigos precisa também pensar nos desafios de conviver todos os dias com uma ou mais pessoas diferentes.

Na própria série fica bem evidente quantos conflitos são gerados quando dividimos nosso dia a dia intensamente com alguém. Mesmo optando pelos amigos mais chegados, vai chegar aquela hora que ter dividido as tarefas evitaria alguns desentendimentos e estresses. Existem aqueles que dirão: aqui, cada um sabe seu limite e somos todos adultos, que bom. Para esses talvez nossas dicas não sejam tão eficazes, mas vamos lá.

Para morar com alguém a regra do bom-senso deve predominar sempre, independente das circunstâncias. Nunca haverá uma resposta única, uma atitude 100% certa e SIM, seus companheiros irão cometer erros assim como você, por isso ter bom-senso em uma convivência coletiva sempre ajuda muito.

São vários os motivos que levam uma pessoa dividir a casa com os amigos, colegas e conhecidos. Reduzir gastos, dividir despesas, casa ou apartamento muito grandes, ter mais companhia, etc e isso sempre deve ser levado em consideração antes de qualquer decisão.

Algumas dicas ajudam bastante na hora de dividir o mesmo ambiente.

  1. Nomeie alguém para cuidar das responsabilidades administrativas, como o vencimento das contas a pagar, organização de documentos, manutenção, melhorias e compras dos materiais de uso coletivo.
  2. Crie regras de convívio como: é proibido levar pessoas além dos moradores para dormir na casa; proibido promover festas ou eventos; proibido fumar, proibido deixar roupas íntimas no banheiro, proibido deixar roupas espalhadas pela casa, animais de estimação, etc.
  3. A limpeza também é um ponto importante. Faça uma divisão de tarefas por semana/diária, como. >Fulano: limpeza banheiro >Ciclano: limpeza do chão > Beltrano: louça. Caso não esteja dando certo, sugira contratar alguém para manter tudo limpo e cada um limpará o que sujar.
  4. Lavanderia compartilhada: só esse espaço deve ter uma lista de regras, como. Divisão do varal, uso da máquina, um responsável por lavar os panos de louça e de chão.
  5. Haverá momentos em que você ou seu amigo desejarão ficar sozinhos. Respeite isso.
  6. Todos devem respeitar as leis do condomínio para que ninguém saia prejudicado pelo mau comportamento do outro.
  7. Tenha um plano B: seus amigos podem ficar desempregados e você não vai conseguir manter as despesas, portanto sempre é bom ter um plano de segurança ou dinheiro guardado para não ficar no aperto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *