Convivência
Sustentabilidade

Já pensou plantar seu próprio alimento e compartilhar com os vizinhos?

por BRCondos em 19 de maio de 2015

A boa ideia vem de Genebra, Suíça, mais especificamente da Avenida Crozet. Lá os vizinhos decidiram transformar os quintais em pequenas hortas para cultivar alimentos frescos e orgânicos.

horta-interna-grande
Avenida Crozet

Funciona assim: cada família cultiva determinado alimento que é trocado por outros alimentos plantados em jardins vizinhos. Através da troca, os vizinhos passam a ter uma alimentação mais saudável com uma grande horta comunitária que abastece todos os moradores que participam do projeto.

org

Esse conceito foi criado pelo médico alemão Moritz Schreber no século 19. No ano de 1864, durante uma campanha para aumentar o número de áreas de lazer para as crianças em alguns bairros de países na Europa, os espaços externos das casas começaram a ganhar outro uso. Foi nessas áreas que as famílias começaram a plantar  e cultivar alimentos para seu próprio consumo. Mais tarde a ideia ganhou força e países como Áustria e Suíça também aderiram.

food_science_organic3

Exemplo no Brasil

Um pouco mais perto, na cidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina um projeto chamado Germinar também conseguiu um resultado excelente. O projeto envolve a Prefeitura e foi criado em 2013 e mantém 26 hortas comunitárias na cidade. A comunidade é responsável por plantar, colher e manter o espaço. O que a Prefeitura faz é ceder um espaço, fornecer materiais de infraestrutura inicial, adubos, insumos e mudas. Além de uma alimentação mais saudável as famílias responsáveis por cada canteiro acabadam criando um elo de amizade.

Foto A Notícia
Foto A Notícia

Gostou da iniciativa? Que tal levar essa ideia para o seu condomínio?

Achamos em www.arquiteturasustentavel.org e em an.com.br