Administração de Condomínio

Manutenção dos elevadores

por BRCondos em 12 de abril de 2017

Imagine chegar em casa depois de um longo dia de trabalho e ter que subir 5 lances de escada ou mais porque o elevador está quebrado? Nada agradável, não é mesmo! Agora imagina ficar preso no elevador nesta mesma situação, nada agradável (em dobro) e um risco a vida. O elevador do condomínio é um equipamento que precisa estar com a manutenção sempre em dia.

Ele é o principal meio de transporte do condomínio utilizado diariamente pelos condôminos e para garantir uma viagem segura, todo elevador precisa ter um alvará de funcionamento e um contrato de manutenção e conservação.

Conferir se a manutenção do elevador, seja ele social ou de serviço, está em dia é responsabilidade do síndico e recomenda-se que seja feita mensalmente, pois qualquer acidente por imprudência poderá recair sobre ele.

Mas como funciona a manutenção de um elevador?

É importante que se faça uma revisão mensal e uma vistoria completa anual, ou caso apresente algum problema de funcionamento. Também é obrigatório que a empresa contratada para o fornecimento e instalação tenha registro no CREA e um engenheiro responsável pelo elevador em funcionamento, além de um atendimento 24h sempre que necessário.

Outro fator é em relação ao contrato de prestação de serviço para a manutenção. Segundo especialistas é mais econômico optar por aquele que inclui peças e componentes junto, pois além de facilitar a mão de obra acaba saindo mais em conta do que comprar tudo separadamente. Em condomínios novos isso não é tão necessário, então vai variar muito conforme o perfil do contratante.

Veja alguns cuidados importantes no uso deste equipamento.

Cuidados

  • Evitar acionar o botão várias vezes.
  • Não pular os fazer movimentos bruscos dentro do equipamento.
  • Não colocar as mãos na porta quando estiver em movimentação.
  • Evitar que crianças usem o elevador sozinhas.
  • Se o elevador parar entre os andares, não tentar sair.
  • Quando o elevador abrir, prestar atenção ao entrar, falhas mecânicas podem permitir que a porta abra sem a presença do elevador.
  • Verificar no Regimento Interno como fica o transporte de animais pelo elevador.
  • Verificar no Regimento Interno sobre o uso adequado de vestimentas – roupas de banho – nos elevadores.
  • Respeite o limite máximo de pessoas
  • Existe uma Lei Municipal que sugere às edificações públicas e privadas afixar na parte externa dos elevadores, em todos os andares, uma placa com o seguinte comunicado: Aviso aos passageiros: Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar para evitar acidentes.

Caso fique preso no elevador

  • Manter a calma e acionar o botão de alarme e/ou utilizar o interfone para pedir ajuda.
  • Solicitar que chamem o zelador e, se necessário, a empresa conservadora ou /Corpo de Bombeiros.
  • Não forçar a porta, nem tentar sair por conta própria.

Dica de boa convivência: todas as pessoas do condomínio usam o elevador, neste caso é um espaço importante para fixar comunicados e para o relacionamento entre os vizinhos. Procure ser cordial e principalmente ler os comunicados, se houver.

Como fazer a manutenção:

Manter a manutenção do condomínio em dia é muito importante para preservação da estrutura e principalmente para evitar gastos muito altos com o condomínio, a segurança dos moradores e o bom funcionamento dos equipamentos. Saiba como você pode controlar melhor essas manutenções e organizar sua agenda com o módulo manutenção, disponível para todos os condomínios BRCondos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *