Imagine você em sua casa, recebendo um amigo ou parente e de repenteartigo-assinado, seu cachorro avança nesta pessoa causando-lhe ferimentos. Civilmente você é responsável pelo dano, podendo ser cobrado a indenizar o terceiro pelos danos, ou seja, despesas hospitalares que venha a necessitar, remédios, internações, fisioterapia, etc. E  no final a conta pode ser alta.

Responsabilidade Civil (RC) é o dever de reparar o(s) dano(s) provocado(s) a terceiro(s) por uma ação, omissão, quebra de contrato, negligência, etc. Essa questão está presente no dia a dia empresarial, profissional e/ou pessoal e pode causar prejuízos financeiros, até mesmo afetar patrimônios, pois seus desdobramentos são difíceis de prever e/ou mensurar acarretando em situações diversas.

Contratando o seguro específico de Responsabilidade Civil Familiar ou até mesmo através do residencial (por exemplo), você pode contar com cobertura de RC que irá protegê-lo em situações como a apresentada acima (entre outras).

As cias. seguradoras dispõem de um leque de opções para contratação de seguros que irão amparar as mais diversas situações. Como exemplo: RC Familiar, RC profissional (Contador, médico, advogados, etc), RC operações, entre outros.

Na empresa, atos/erros involuntários seus ou de seus funcionários que venham a causar prejuízos financeiros a terceiros podem gerar um prejuízo inimaginável, mas se você contratar um seguro de RC Profissional contará com a garantia da seguradora.

E ainda, profissionais liberais (ex: médicos, advogados, arquitetos, etc) podem contar com o seguro de Responsabilidade Civil que irá proteger à empresa, tanto quanto o profissional liberal contra reclamações que venham a ser apresentadas a respeito do serviço prestado, e garante ainda os custos judiciais e honorários advocatícios que o mesmo vier ser obrigado a pagar por essa ação.

E eventos, podem ter apólice de seguros de Responsabilidade Civil?

Sim, e devem! Como exemplo citamos feiras, exposições, evento corporativo, etc. O Seguro garante cobertura para imprevistos que comprometam o projeto (seus organizadores, patrocinadores, entre outros que estejam envolvidos).

Além destes mencionados, existem outros tipos de contratação de seguro de RC, como para Auditórios, Clubes, Estabelecimento de Hospedagem, Obras Civis, Prestação de serviço em locais de terceiros, e muito mais.

O risco existe e é diário. O importante é estar prevenido contra as situações adversas em que estamos envolvidos. Sinta-se seguro, e aproveite o que a vida tem de melhor sem preocupações.

BRCondos pode te auxiliar quanto a essas questões, conte com nossa equipe e consulte-nos aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *