Administração de Condomínio

10 dicas para uma assembleia mais tranquila

por BRCondos em 23 de janeiro de 2020

A correria do dia a dia, a vida agitada das grandes cidades e os inúmeros compromissos acumulados, contribuem para que muita gente não participe das assembleias de condomínio.

Extremamente importante para todos os moradores, e que vai direcionar as decisões e mudanças que beneficiarão ou influenciarão toda a coletividade.


Com o tempo e alguns exemplos não muito felizes de assembleias, criou-se um mito, nada saudável, acerca da participação e do conteúdo dessas reuniões, o que contribuiu para o afastamento de mais moradores.

A profissionalização da gestão condominial e o maior acesso a informação de qualidade para os moradores têm desmistificado a assembleia como um lugar de discussões improdutivas.

Na verdade, uma assembleia bem planejada e organizada é muito benéfica e pode ser realizada em um curto espaço de tempo com tópicos claros e soluções bem inteligentes.

Conheça 10 dicas para fazer uma assembleia tranquila com base na opinião de especialistas

  1. Definir os assuntos a serem abordados, com tempo de apresentação para cada um.
  2. Divulgar o edital e outros informativos com data, horário e temas com antecedência e de maneira que todos os condôminos tenham conhecimento (e-mail, whatsApp, mural, carta etc).
  3. Se for aprovar orçamentos ou serviços, faça um comparativo de todas as propostas, destacando pontos positivos, negativos e preços.
  4. Monte uma apresentação dinâmica, com imagens, vídeos e materiais que ajudem a prender a atenção das pessoas. 
  5. Pesquisas indicam que a atenção plena das pessoas em um mesmo assunto dura, em média, 10 minutos, por isso destine este tempo para cada tema e insira espaço para perguntas e comentários.
  6. Crie um comitê de assembleia para inserir moradores que não participam muito. Divida com eles as pautas, peça opinião e insira algumas ideia/atividades sugeridas por eles na reunião.
  7. Organize o local da reunião, com cadeiras para todos, café, água e biscoitos. É muito importante que as pessoas se sintam confortáveis.
  8. Reduza o número de pautas por assembleia e, se necessário, convoque mais reuniões por ano. Isso vai diminuir o tempo de cada uma e facilitar a discussão dos temas.
  9. Insira uma boa prática realizada por um morador a cada encontro. Pode ser uma dica de decoração, cuidado com pet, plantas ou até de utilização do espaço comum. A ideia aqui é fazer o morador se sentir responsável pelo evento
  10.  E lembre-se, a assembleia está na lei, por isso, faça tudo pautado na Convenção do Condomínio, Regimento Interno e Código Civil