Convivência

6 regras para curtir a Copa do Mundo no condomínio!

por BRCondos em 15 de junho de 2018

Começou a copa do mundo 2018. Este ano o evento será realizado na Rússia e como a seleção brasileira sempre se classificou para todas as copas do mundo de futebol, mas uma vez a maioria dos brasileiros estará torcendo para que o time traga a taça de hexacampeão.

No condomínio os ânimos certamente ficarão mais exaltados, torcidas animadas, pessoas reunidas, barulho e com toda a justificativa possível – É O BRASIL GENTE – ainda assim é preciso seguir algumas regras para evitar qualquer conflito. Vamos lá!

  1. Releia o regimento interno e a convenção do seu condomínio para saber como funciona a organização de eventos, reservas do salão de festas, uso das áreas comuns, entrada de visitantes, uso do ambiente da piscina, horário de silêncio, multas por barulho excessivo, entre outros detalhes que são fundamentais para não estragar sua festa.
  2. Barulho em excesso sempre incomoda, portanto seja moderado nas comemorações. “Caso decida assistir aos jogos em sua casa e convidar alguns amigos, que tal avisar seus vizinhos para que te comuniquem se algo incomodar? Bom senso é fundamental. Não é porque o período é de alegria e descontração que o morador terá qualquer argumento para descumprir seus deveres de manter a harmonia e a salubridade do ambiente condominial onde vive” reforça Gustavo Camacho, advogado e especialista em direito condominial. Por sorte os jogos da seleção ocorrerão sempre durante o dia em períodos nos quais a produção de ruídos moderados é permitida. Ufa! Isso reduzirá bastante o potencial de geração de conflitos.
  3. A entrada de visitantes pode aumentar neste período e é bom lembrar que a segurança é procedimento. Segundo Camacho é preciso ficar ainda mais atento, respeitar o processo de segurança aplicado ao condomínio e entender que é a segurança da sua casa que está em jogo. Por isso, durante os jogos da seleção brasileira a entrada de visitantes pode expor demais o condomínio aos perigos. Caso seu condomínio tenha uma portaria remota é necessário avisar suas visitas para que se identifiquem  (CPF/RG) ou no caso de portaria tradicional, deixar com o porteiro a lista dos convidados. Lembre-se: você pode ser responsabilizado pelos danos que seus visitantes causarem ao condomínio.
  4. O uso de fogos de artifício pode acontecer próximo ou até dentro do condomínio e todo cuidado é pouco, considerando o número de acidentes que ocorrem devido ao uso destes artefatos. Por mais que seja permitido o uso de fogos de menor risco é fundamental consultar a convenção e o regimento interno do condomínio. Segurança em primeiro lugar!
  5. As cornetas e vuvuzelas precisam ser usadas com moderação, respeitando os horários e o sossego alheio. Entendemos que cada condomínio tem um perfil de moradores, portanto, analise a possibilidade de assistir aos jogos em outro local.
  6. Muitos condomínios já decoraram o hall de entrada e até o salão de festas para os jogos. Para evitar problemas, muitos condomínios preferem aprovar isso em assembleia e principalmente o que pode ou não ser colocado nas varandas dos apartamentos em época de festa como a copa. “Este é o procedimento correto a ser feito, pois, querendo ou não e por mais que sejam itens meramente decorativos, a decoração de um ambiente pode mudar drasticamente o padrão arquitetônico de um espaço”, lembra Camacho.

Entre no clima da Copa 2018, mas não esqueça das regras básicas para o bom convívio com todos do condomínio. Nossa corretora de seguros oferece a cobertura de RC Eventos para condomínios, clique aqui e fale com nossos consultores.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Osmar

    Isso se chama convivência Civilizada, ótima ideia reelembrar boas maneiras