Convivência

Apartamento Arejado: 5 dicas para melhorar a circulação do ar!

por BRCondos em 18 de março de 2021

Manter seu apartamento arejado é fundamental para a qualidade de vida da sua família. Afinal, a boa ventilação reduz o risco de doenças respiratórias e alergias. Além do mais, promove a sensação de bem-estar, evita o surgimento do mofo e, ainda, ajuda a economizar na conta de energia elétrica.

Como é um recurso natural, também é uma forma de contribuir para a sustentabilidade do ambiente. A boa notícia é que é bastante simples aumentar a circulação de ar no seu apartamento.

É preciso apenas algumas pequenas mudanças para ter um lar bem arejado e fresco em qualquer época do ano. Anote as dicas a seguir!

Por que melhorar a ventilação?

Apesar de serem eficazes para refrescar o ambiente, os recursos artificiais não oferecem resultados tão completos. Em locais fechados, os germes se espalham facilmente. Com isso, podem causar doenças respiratórias, alergias ou provocar outro tipo de enfermidade.

Do mesmo modo, o mofo surge em locais quentes e úmidos e podem manchar paredes, revestimentos e móveis. Quando há uma boa ventilação, o ar é constantemente renovado no interior, evitando todos esses problemas.

Mas o que fazer para manter o apartamento arejado?

Como você viu, é extremamente importante permitir a circulação do ar. E fazer isso é bastante fácil. Não é preciso fazer reformas ou grandes mudanças. A seguir, confira o que fazer para melhorar a ventilação em seu apartamento!

1. Abra as janelas

Essa dica parece bastante óbvia. Entretanto, as pessoas se enganam e acham que abrir uma fresta da janela ou a janela de apenas um cômodo é o suficiente.

O ideal é apostar na ventilação cruzada. Ela acontece quando o ar entra por um lado e sai pelo outro.

Para isso, abra bem as janelas de todos os ambientes, principalmente durante a noite. Afinal, é quando a brisa traz um frescor ainda mais agradável para dentro de casa.

2. Decore com plantas

Cultivar plantas dentro de casa ajuda a purificar o ar, regular a umidade e deixar o ambiente ainda mais fresco. Além disso, elas enriquecem a decoração de um jeito único enquanto mantêm o apartamento arejado.

Se não houver espaço para vasos grandes com folhagens, vale a pena investir em folhagens pendentes, como a Monstera obliquia, samambaia e a Peperômia-filodendro.

3. Elimine os obstáculos

Para que o ar circule livremente, mantenha seu apartamento arejado, ele não pode encontrar obstáculos pelo caminho. Então, pode ser necessário trocar a posição de alguns móveis maiores, como estantes e armários. Prefira deixá-los próximos às paredes.

4. Opte por tons claros

As cores claras absorvem menos calor. Dessa maneira, uma decoração com base clara deixa o ambiente mais iluminado e passa a sensação de frescor. Por esse motivo, faça predominar em seu apartamento tons como o off white, palha, branco, cinza ou tons pastéis.

5. Evite certos materiais

Dê preferência para os materiais leves ao escolher as mantas, capas de almofadas, tapetes e cortinas para o seu lar. Uma ótima dica é optar por tecidos leves e fibras naturais, que não retém calor nem umidade e, além disso, trazem leveza para dentro de casa.

Enfim, viu como é fácil manter seu apartamento arejado em qualquer época do ano? É preciso apenas permitir a ventilação cruzada e fazer alguns ajustes na sua decoração. Assim, seu lar ficará completamente aconchegante e ajudará na saúde de toda a sua família!

Agora que você já sabe que a ventilação contribui para a saúde, aproveite para entender como inserir uma alimentação saudável na nova rotina das crianças!