Foto: arquivo pessoal em Tirana na Albania.

O dia da árvore coincide com o início da primavera. Uma boa oportunidade para refletir sobre a importância das árvores no ambiente urbano, de como contribuem para a qualidade de vida, de como o verde melhora nosso estado de espírito, nossa saúde e até nossos negócios.

Estudos comprovam que ambientes arborizados geram um sentimento de felicidade. Árvores melhoram a qualidade do ar, retirando os poluentes e contribuindo para a saúde de todos. Árvores ajudam a abafar o barulho, pois as massas arbóreas funcionam como abafadores de som e proporcionam ambientes mais silenciosos e agradáveis. A temperatura em ruas arborizadas é mais amena no verão e em alguns casos a redução de calor pode chegar até 9°C na temperatura.

Outros estudos mostram que o comércio em ruas arborizadas vende mais e é mais movimentado que em ruas sem árvores. Mais árvores significam mais e melhores negócios. Cidades mais verdes estimulam as pessoas a caminhar mais e ruas arborizadas então, são super atrativas. Pessoas que moram em cidades mais verdes ficam mais tempo ao ar livre e praticam também mais esportes.

O resultado de cidades, parques, praças e espaços mais arborizados é uma sociedade mais sadia, mais alegre e feliz e um incremento nos negócios. Se todas essas informações são comprovadas a pergunta que deveríamos nós fazer no dia da árvore é: por que não plantamos mais árvores? Por que ainda vemos as árvores como geradores de sujeira e como um problema para nossas cidades?

Vamos plantar mais árvores, proteger as que bravamente teimam em sobreviver no ambiente urbano e fazer nossa parte para construir uma sociedade mais feliz.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *