Convivência

Coleta seletiva: um passo a mais na sustentabilidade do condomínio

por BRCondos em 22 de julho de 2016

A coleta seletiva serve para fazer a destinação correta de materiais recicláveis e não recicláveis que seriam jogados no lixo comum, indo para aterros e lixões, contribuindo ainda mais para a poluição do meio ambiente. Quem faz a coleta desse lixo são empresas especializadas que você pode encontrar no seu município, e o que seria jogado fora vira uma nova matéria-prima.

Para planejar a coleta seletiva com os condôminos, leve o assunto em assembleia e os conscientize da importância da reciclagem. Defina um responsável para vistoriar a coleta, que pode ser o síndico-mirim ou o zelador.

Reciclar-ninos

Analise a quantidade de detritos de acordo com o número de moradores para fazer a distribuição correta das latas de coleta. Faça o orçamento dos equipamentos necessários e escolha um local de armazenamento, de preferência limpo e fechado para evitar a aglomeração de baratas, ratos, mosquitos e mau cheiro. Pode ser a garagem, por exemplo.

Reforce a ação em cada assembleia feita e deixe claro quais são os tipos de materiais recicláveis, que são:

Recicláveis

  • Papéis: jornais, revistas, caixas de papelão;
  • Plásticos: potes, copos, garrafas, sacos e sacolas, utensílios (baldes e canetas), isopor e brinquedos de plástico;
  • Metais: tampas de garrafa, latinhas de bebida e enlatados, talheres, tampas de panela sem cabo, pregos, papel alumínio e embalagens descartáveis;
  • Vidros: garrafas, potes de vidro de conserva, frascos, copos e vidros de janela;

Reciclagem-5

Não recicláveis 

  • Papéis: fitas e adesivos, embalagens metalizadas (salgadinhos e bolachas), papéis engordurados ou sujos (guardanapos e papel higiênico), papéis plastificados (sabão em pó), fotografias e papéis parafinados.
  • Plásticos: fraldas descartáveis, adesivos, cabos de panelas, esponjas, tomadas e plásticos termofixos, acrílicos, papel celofane e embalagens metalizadas.
  • Metais: latas de tinta, verniz, solventes químicos e inseticidas, esponjas de aço, clipes, tachinhas e grampos.
  • Vidros: espelhos, vidros não temperados, refratários (pirex), louças de porcelana ou cerâmica, cristais, lâmpadas, vidros especiais (tampa de forno e microondas) e ampolas de remédios.

É importante que todos os materiais sejam higienizados antes de serem descartados, amasse latinhas e garrafas plásticas. Óleos usados não devem ser jogados pelo ralo da pia, coloque-o em uma garrafa e leve até um coletor. Caso não seja possível, jogue a garrafa no lixo não reciclável. Pilhas e baterias também devem ter um recipiente especial, pois são tóxicos.