Manutenção

Como evitar problemas com os elevadores?

por BRCondos em 16 de março de 2018

Essencial para a praticidade do dia a dia, o elevador é uma máquina de transporte de vidas indispensável nos condomínios. Ainda que seja o transporte considerado mais seguro do mundo, alguns cuidados são essenciais para prevenir acidentes. Algumas medidas simples podem garantir a segurança dos moradores, especialmente das crianças.

É fundamental que as pessoas saibam o que não devem fazer, pois a prevenção começa na conscientização. Apressar o fechamento da porta do elevador, por exemplo, pode causar pane na máquina ou até mesmo a prensa das mãos, mas é uma das ações mais comuns dos condôminos. A rotina pesada do dia a dia faz com que as pessoas corram contra o tempo e esqueçam que a segurança deve vir em primeiro lugar.

Realizar movimentos bruscos dentro do elevador, exceder o limite de peso permitido, prender a porta com pesos para descarregar objetos e mobílias também são atitudes comuns, mas que podem causar acidentes. Além disso, os elevadores devem conter uma sinalização alertando as pessoas para que não entrem imediatamente ao abrir a porta, sem antes verificar se a cabine realmente está no andar que deveria. Pode haver a queda do morador no poço do elevador e esse tipo de acidente, embora raro, costuma ser fatal.

Todo condomínio é obrigado a ter um contrato de manutenção dos elevadores e todos os moradores podem ter acesso às datas das últimas visitas técnicas. Neste documento é importante que estejam registrados as garantias, procedência das peças utilizadas na manutenção e se o atendimento 24 horas é oferecido pela empresa contratada. Além disso, a mesma deve ser registrada na Receita Federal, Prefeitura Municipal e no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA.

Em casos de acidentes 

Manter a calma é fundamental. Se você ficar preso no elevador, tenha em mente que não há perigo iminente, acione o alarme e aguarde as medidas necessárias para que a máquina volte a funcionar. Jamais saia do elevador por brechas sem que o mesmo esteja travado.

Crianças e elevadores não são uma boa combinação sem a presença de um adulto. Por isso, evitar que as mesmas se locomovam sozinhas é um ato de responsabilidade. Há muitos casos onde os pequenos prendem os dedos na porta dos elevadores e esses acidentes são totalmente evitáveis.

Também é essencial que as pessoas saibam que em casos de incêndio, os elevadores não devem ser utilizados. A escada é sempre indicada para esses momentos. O perigo maior é a pessoa ficar presa no elevador, pois o fogo pode falhar a energia elétrica ou até mesmo cessar a sua distribuição.

A inspeção é a grande aliada da prevenção, além da sinalização e do bom senso de quem utiliza o equipamento. Usufruir de todos os benefícios de um condomínio com elevador é um direito de cada um, mas garantir a segurança é uma responsabilidades de todos.

Leia também!

Como realizar a manutenção nos elevadores

Elevador social e elevador de serviço


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Altamir

    Parabéns pela informações, segurança tem que ser praticada todo dia.

  2. Ari Janei

    Muito bom a dica.

  3. CARLOS ZIMMERMANN AP 1208 (nao residente ainda)

    DESEJO PARABENIZAR VOCES PELO EXPOSTO NESTE EMAIL.
    SEMPRE DIGO QUE O QUE NOS FALTA É RESPEITO AO SEMELHANTE, MAS TAMBEM NOS FALTA RESPEITO AOS EQUIPAMENTOS E SUAS NORMAS DE SEGURANCA

    1. BRCondos

      Obrigada Carlos, :).