Administração de Condomínio

Conta de luz ficará mais cara em agosto. Saiba como economizar!

por BRCondos em 03 de agosto de 2018

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que as contas de luz vão subir este mês (agosto), isso porque há uma menor oferta de geração de energia devido a falta de chuvas nos reservatórios das hidrelétricas.

As contas seguirão a bandeira tarifária vermelha nível 2 que gera uma cobrança extra de R$ 3  a cada 100 kWh. Em julho as contas já foram calculadas na bandeira amarela com valor adicional de R$ 2 por 100 kWh. Este sistema de bandeiras (vermelha e amarela) é atualizado pelo órgão regulador que avalia vários quesitos como volume de chuvas e a situação dos reservatórios. Quando a bandeira de energia elétrica está verde o consumidor não precisa pagar nenhuma tarifa adicional em sua conta de luz.

Para não extrapolar os gastos e ter surpresas desagradáveis, síndicos e condôminos devem prezar um consumo consciente de energia neste período, dentro de suas casas e nas áreas comuns do condomínio. Siga nossas dicas, compartilhe e divulgue entre seus amigos e conhecidos.

  • Ar-condicionado
    Você sabia que ele precisa de manutenção constante para não consumir além do necessário? E que representa 15% da sua conta? Recomenda-se a limpeza dos filtros a cada 20 dias, especialmente no verão, quando o uso é maior. Além de melhorar o rendimento do aparelho, você preserva a sua saúde, pois evita o acúmulo de ácaros e poeira. Outra dica é optar por equipamentos Inverter com selo PROCEL A.​
  • Lâmpadas:
    * Evite acender lâmpadas durante o dia, aproveite a luz natural.
    * Abra as janelas, cortinas, persianas e deixe a luz do dia iluminar sua casa.
    * Apague sempre as lâmpadas dos ambientes desocupados.
    * Limpe sempre as lâmpadas e luminárias.
    * Dê preferência a lâmpadas de LED ou fluorescentes.
  • Geladeira
    As geladeiras chegam a consumir até 30% da energia de uma residência. Elas representam, em média, de 25% a 30% do valor da sua conta. Para economizar, siga as dicas:

    • Instale a geladeira em local bem ventilado. Não encoste em paredes ou móveis, e mantenha longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas.
    • Nunca utilize a parte traseira da geladeira para secar panos ou roupas.
    • Não se esqueça de manter as borrachas de vedação da porta em bom estado.
    • Não bloqueie a circulação interna de ar frio com prateleiras de vidro, de plástico ou de outros materiais.
  • Microondas
    Utilize apenas quando for extremamente necessário, pois segundo alguns estudos o aparelho consome três vezes mais energia que o fogão.
  • Ferro elétrico​
    O ferro elétrico representa algo próximo de 6% do valor da sua conta. Procure usá-lo corretamente:
    * Acumule o maior número de peças de roupa para ligar o ferro o mínimo de vezes possível.
    * Comece a passar a roupa sempre pelos tecidos que exigem temperaturas mais baixas. Ferros automáticos têm indicadores de temperatura para cada tipo de tecido.
    * Sempre que você precisar interromper o serviço, não se esqueça de desligar o ferro. Assim, você poupa energia e ainda evita o risco de acidentes.
  • Máquinas de lavar louças e roupas
    Deixe acumular uma boa quantidade para utilizar a capacidade máxima dos aparelhos, isso vai ajudá-lo a economizar energia e água.
  • Chuveiro
    O Chuveiro representa de 25 a 35% do valor de sua conta, é um dos maiores consumidores de energia elétrica da casa. Evite banhos longos, limpe os orifícios periodicamente, não reutilize uma resistência já queimada e mantenha o chuveiro na posição “verão” sempre que puder.
  • Secadores de cabelo e escovas elétricas
    Estes aparelhos consomem quase tanta energia quanto o chuveiro. Não utilizá-los em potência máxima ajuda a reduzir o gasto.
  • Horário de pico
    Se possível, evite tomar banho entre 18 e 21 horas, quando o consumo de energia é mais alto.
  • Hábitos Inteligentes
    Use os equipamentos elétricos de maneira correta, lícita e segura como está indicado no manual.
  • Equipamentos Eficientes
    Ao comprar um equipamento, dê preferência aos que possuem o selo de eficiência A do INMETRO/PROCEL.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *