Administração de Condomínio

A importância das assembleias para o condomínio

por BRCondos em 23 de agosto de 2017

As assembleias fazem parte da gestão dos condomínios e são responsáveis por reunir os condôminos e legitimar as principais decisões. Elas acontecem para aprovar orçamentos, eleição do conselho diretivo, mudança do regimento interno e convenção condominial, aprovação de despesas, previsão orçamentária anual e prestação de contas, entre outros assuntos.

Conforme determina a legislação civil, as assembleias ordinárias devem acontecer pelo menos uma vez ao ano. Já as assembleias extraordinárias podem ocorrer sempre que houver necessidade de uma discussão de interesse geral. Para te ajudar, temos um artigo completo aqui que esclarece mais sobre os formatos.

Quem administra um condomínio sabe muito bem como é difícil reunir os condôminos em uma assembleia, mesmo sendo de extrema importância a participação de todos. Uma solução foi lançar as assembleias virtuais, que têm total legitimidade segundo a advogada Cristiane Maria Minski em seu artigo.

Uma vez que inexiste vedação a este modelo de voto, sob a ótica da legislação vigente é perfeitamente possível e plausível a adoção desta ferramenta eletrônica. Assim, a partir de qualquer dispositivo conectado a internet (PC, tablet, smartphone, TV e etc.), o condômino, pode acompanhar e participar da reunião do condomínio em qualquer lugar que estiver.

Outro assunto que cerca a assembleia de um condomínio é seu edital de convocação. Para uma assembleia ser legítima alguns critérios precisam ser seguidos pelos síndicos e gerentes prediais, assim evita-se a impugnação e anulação do evento, tema que também já tratamos de forma mais profunda nesta matéria.

As assembleias precisam ser decisivas, objetivas e trazer soluções para melhorar o dia a dia no condomínio. É uma ferramenta de gestão para o síndico, que tem o poder de mudar a cultura da crítica, para a cultura da participação entre os moradores. Alguns especialistas inclusive até sugerem algumas dicas para ajudar nesta tarefa.

Confira!

  • Preparar a assembleia antes, com pautas bem definidas.
  • Usar de elementos, dados e informações para ajudar nas aprovações.
  • Dinamizar com a utilização de equipamentos audiovisuais.
  • Reduzir as pautas e aumentar o número de assembleias.
  • Organizar o local, que deve ser confortável para receber a todos.

As assembleias devem ser pautadas na Convenção do Condomínio, Regimento Interno e Código Civil.


Comentários

  1. Paulo

    O problema maior são as pessoas que não seguem as regras do condomínio, achando que pode fazer o quê quiser.
    Não saber conviver em sociedade

Comments are closed.