Nas comunidades tribais como as Indígenas e Africanas sempre há um líder, e essa pessoa não é eleita por ela mesma: o grupo avalia aquele que melhor servirá a todos.  Notem esta definição:

Líder é aquele que mais serve.

Um síndico e uma síndica são esses líderes que se colocam à disposição de todos, que pensam em si e em sua família dentro de um coletivo maior. São pessoas interessadas no bem comum.

O síndico é aquele que ocupa o lugar que muitos não desejam ocupar: toma tempo ser síndico, toma energia. Se, por um lado tem alguma vantagem financeira para exercer o cargo, por outro, ele aceita ser a pessoa que cobrará a ordem, as regras e as leis. Mas, algo no interior deste síndico e síndica aceita esse preço.

Síndicos também cansam. Todo o líder em algum momento cansa. Faz o seu trabalho, se coloca à disposição e depois ‘passa o bastão’ para que novos líderes também atuem no condomínio.

Trago para vocês uma linda história, uma comparação, que nos fala muito da personalidade das pessoas que aceitam o posto de síndico:

‘Um antropólogo estava estudando uma tribo na África. Ele propôs uma brincadeira para as crianças dessa tribo. Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, Botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e colocou embaixo de uma árvore. Chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse “já!” elas deveriam sair correndo até o cesto: quem chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam dentro. As crianças se posicionaram na linha demarcada que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse “Já!” instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e comeram felizes. O Antropólogo foi ao encontro delas e perguntou por que elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces. Elas simplesmente responderam: ‘UBUNTU Senhor. Como um de nós poderia ficar feliz se todos os outros estivessem tristes?’ Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo e ainda não havia compreendido, de fato, a essência daquele povo. UBUNTU significa: ‘Sou quem sou, porque somos todos nós!’ Na tradução literal da expressão ‘Umuntu ngumuntu nagabantu’ – ‘Uma pessoa só é uma pessoa por causa das outras pessoas’.

Com essa história deixo minha reflexão sobre o papel do síndico no condomínio e de como o coletivo influi em sua desenvoltura e posicionamento dentro do condomínio. Deixo também nossa profunda gratidão aos Síndicos e Sindicas deste País. Obrigado por nos servirem e nos mostrarem o caminho para também praticarmos o UBUNTU.

Até a próxima!