Administração de Condomínio

Medidas inteligentes e sustentáveis podem reduzir os custos no condomínio

por BRCondos em 19 de março de 2018

Sim, a gestão eficiente e sustentável do condomínio é possível. A diminuição de custos só traz benefícios para todos os envolvidos e muitas das medidas são fáceis de aplicar. Além da sustentabilidade, que deve ser uma bandeira erguida por todos, a tecnologia veio para auxiliar a gestão condominial e ela está integrada com várias soluções já disponíveis para que o custo-benefício seja o melhor possível.

Soluções em automação, controle e acesso

A portaria “física” do condomínio é um investimento que costuma ter alto custo para os condôminos, devido a mão de obra e horas trabalhadas. A Portaria Remota por exemplo é uma ótima solução para reduzir esse custo, pois consegue fazer todo gerenciamento e controle de entradas e saídas do condomínio através de uma central de atendimento. Estima-se que a portaria remota chega a economizar cerca de 60% do que era gasto anteriormente.

Já a medição individual de água e gás, outro exemplo, pode reduzir até 30% do consumo geral. Os novos edifícios já são obrigados a usar esse sistema e a BRCondosAutomation conseguiu desenvolver uma tecnologia própria que consegue fazer a medição à distância com acompanhamento preciso, em tempo real, sem necessidade de um leiturista e com muita precisão.

Também é possível, por exemplo, que a caixa d’água emita alertas quando o nível está baixo, permitindo que o síndico tome as providências necessárias para resolver o problema, antes da necessidade de contratar um caminhão pipa, por exemplo, que costuma ter alto custo.

Outra opção diz respeito ao sensor de inundação, que alerta sobre o volume de água no subsolo e ainda cruza informações sobre a probabilidade de enchentes na região do condomínio, evitando prejuízos. Todos essas soluções já são oferecidas pela BRCondosAutomation.

Além desses serviços inteligentes, o condomínio também deve aliar a redução de custos com nos cuidados com o meio ambiente. É possível ajudar o planeta com ações simples e de fácil manuseio.

Sustentabilidade a favor de todos

A chuva, por exemplo, é sempre desperdiçada ao invés de ser uma ferramenta poderosa para a economia de água. É possível fazer essa captação e utilizar a água para higienizar as áreas externas do condomínio ou até mesmo para a descarga dos banheiros de uso comum.

A questão das lâmpadas também influencia diretamente no bolso do consumidor e no meio ambiente, pois os tipos “LED” podem diminuir em até 80% os custos com iluminação, além de ter um descarte menos agressivo. Com a troca das lâmpadas, na maioria dos casos, há redução na conta de luz do condomínio e o investimento recuperado é, em média, de 18 meses”.

A reciclagem do lixo é uma grande amiga do meio ambiente e a melhor forma de educar os condôminos sobre a importância da separação dos resíduos é mostrando os benefícios que isso acarreta. Cerca de 80% do lixo sólido doméstico é reduzido com essa conscientização e são criadas outras formas de destinar o lixo produzido. Já temos casos de condomínios BRCondos que conseguem retorno financeiro para a caixinha do condomínios com esse tipo de ação.

Como falamos, essas medidas podem ajudar muito os condomínios a reduzir seus gastos, ser mais seguro e melhor gerenciado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. SIDNEY

    O problema é que no condominio bosque marajoara ,a teoria e tudo lindo,mais na prática não acontece nada,por vários motivos?????

    1. BRCondos

      Olá Sidney, gostaríamos de entender melhor o que está acontecendo no seu condomínio. Você pode comentar mais sobre essa reclamação? Ficamos no teu aguardo.

  2. Nelson Monteiro

    Como está a liberação de lâmpada de Led para uso em postes de iluminação de vias de acesso e circulação dentro de condomínios horizontais? A substituição pode ser feita pela diretoria do condomínio? A concessionária permite está substituição? Agradeço se tiver estas informações.

    1. BRCondos

      Olá Nelson, o ideal é você consultar a concessionária que atende sua cidade.

  3. CLAUDIA PINHEL

    Pedi ao síndico para recolher água da chuva e reaproveitar ele alegou que nosso telhado tem muitos pombos, não teve interesse, vocês tem alguma tecnologia para nos indicar?

    Temos 15 blocos e gostaria de implantar em pelo menos 01 para experiência, estou a disposição.

    Condomínio Bernardino Corrêa de Mattos

    1. BRCondos

      Olá Claudia, indicamos a técnica, mas no momento não temos tecnologia para isso. O ideal seria consultar um fornecedor da sua região. 🙂

  4. Anadir

    Moro no condomini cheverny.la até o proprio zelador coloca lixo reciclado nas caçambas de lixo organico.
    Nosso sindico não faz uma reunião para propor melhoria no condominio.vi que vocês tem bastante soluções que deveriam ser colocadas em prática no nosso condominio começando com a reciclagem do lixo

    1. BRCondos

      Sim Anadir, compartilhamos sempre conteúdo para ajudar com boas práticas de gestão. Aos poucos você pode compartilhar com os moradores essas dicas, conversar com o síndico e promover uma melhora nos hábitos dentro do seu condomínio. Obrigada pelo contato! 🙂