Seguro condominial: cobertura básica simples ou básica ampla?

por Simoni Aguilera em 18 de junho de 2018

Ao contratar o seguro condominial é importante que o cliente conheça as coberturas e cláusulas que está efetivando. O enquadramento do risco deve estar correto e os valores contratados dentro da realidade do risco.

Agora, o cliente sabe o que está coberto na cobertura básica simples? E mais, o cliente conhece a possibilidade de contratação do seguro na modalidade básica ampla?

Conforme resolução CNSP 218 de 2.010 a cobertura básica simples contempla as coberturas de incêndio, queda de raio dentro do terreno segurado e explosão de qualquer natureza. Já a cobertura básica ampla abrange coberturas para quaisquer eventos que possam causar danos materiais ao imóvel segurado, exceto os expressamente excluídos.

Esclarecendo melhor!

 

A cobertura básica simples  irá garantir riscos de incêndio, queda de raio dentro do terreno onde está localizado o imóvel segurado e explosão de qualquer natureza, caso o condomínio esteja sujeito a outros riscos, deverão ser contratadas coberturas adicionais específicas com valores e franquias distintos para cada cobertura.

A cobertura básica ampla irá garantir a indenização, até o Limite Máximo de Indenização contratado nesta cobertura, pelas perdas e/ou danos materiais à edificação ou o conjunto de edificações, abrangendo as partes comuns do imóvel segurado causados por: incêndio, queda de raio, explosão, fumaça e queda de aeronaves,  alagamento, danos elétricos, derrame ou vazamento de chuveiros automáticos (“Sprinklers”),  desmoronamento, impacto de veículos, quebra de vidros, espelhos, mármores, anúncios luminosos e granitos,  tumulto, greve e “Lock-Out”, vendaval, furacão, ciclone, tornado e granizo. * Importante conhecer as condições gerais da cia. seguradora contratada e as franquias estipuladas para cada cobertura.

A contratação do seguro condominial é obrigatório por lei, entretanto não é obrigatória a contratação da cobertura básica ampla. O cliente pode optar entre a simples ou a ampla.

A vantagem da cobertura básica ampla será o amparo maior ao risco, uma vez que  o condomínio estará totalmente coberto aos riscos estruturais com a importância segurada maior. Ex: em caso de um desmoronamento, o risco terá amparo na cobertura básica ampla (com a importância segurada nesta garantia) para reconstruir o edifício.

E a desvantagem será o custo, que pode chegar a 2 ou 3 x mais que o da básica simples, e não é para menos, afinal a seguradora assume um risco maior e o imóvel passa a contar com a garantia de reconstrução por perda total em um número maior de eventos de sinistro.

Fale com a BRCondos Seguros para saber mais detalhes sobre a cobertura básica ampla.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *