Manutenção

Zelador do condomínio – qual seu papel?

por BRCondos em 31 de agosto de 2016


O zelador é um dos cargos mais importante de um condomínio, depois do síndico, é ele quem está diariamente cuidando de toda a vida condominial com as próprias mãos. Ele deve cuidar da conservação e limpeza do edifício e vistoria o cumprimento do regimento interno, para que tudo fique em ordem e com mais segurança.

“Exerce funções de zeladoria em edifício de apartamentos, comerciais e outros,promovendo a limpeza e conservação do mesmo e vigiando o cumprimento do regulamento interno, para assegurar o asseio, ordem e segurança do prédio e o bem-estar de seus ocupantes.”

CBO nº 5-51.20 – Zelador de edifício


Às vezes, por serem tão queridos pelos condôminos, o zelador acaba tendo um acúmulo de funções e cuidando de mais coisas que deveria. Quem regula sua profissão é o Código Brasileiro de Ocupações (CBO), instituído pelo Ministério do Trabalho. As atribuições do zelador, segundo o código, são:

  • Inspeciona corredores, pátios, áreas e instalações do prédio, verificando as necessidades de limpeza, reparos, condições de funcionamento de elevadores, parte elétrica, hidráulica e outros aparelhos, para providenciar os serviços necessários.
  • Cuida da higiene das dependências e instalações, efetuando ou supervisionando os trabalhos de limpeza, remoção ou incineração dos resíduos, para manter o edifício nas condições de asseio requeridas.
  • Executa ou providencia serviços de manutenção geral, trocando lâmpadas e fusíveis, efetuando pequenos reparos e requisitando pessoas habilitadas para os reparos de fornos, bombas, caixa-d’água, extintores e elevadores, para assegurar as condições de funcionamento e segurança das instalações.
  • Zela pelo cumprimento do regulamento interno do edifício, evitando ruídos em horas impróprias e o uso indevido das instalações e levando à administração os problemas surgidos, para possibilitar a manutenção da ordem e promover o bem-estar dos moradores.
  • Encarrega-se da aquisição, recepção, conferência, controle e distribuição do material de consumo e de limpeza, tomando como base os serviços a serem executados, para evitar a descontinuidade do processo de higienização e de manutenção do edifício e de suas instalações.
  • Pode desempenhar algumas das tarefas próprias do porteiro de edifício.

Veja a versão na íntegra do CBO aqui .


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Jaílson Martins

    Sou zelador de um condomínio rural. Tenho como tarefas. Roçar, arrumar estrada, arrumar encanamentos, limpar piscina, salão de festas, vestiários, levar o lixo. Eu pergunto. São essas as funções de um zelador rural?

    1. BRCondos

      Olá Jailson, é importante verificar o que foi acordado no contrato de trabalho. Conforme comentado no post consta no Código Brasileiro de Ocupações (CBO) as seguintes atribuições:
      – Inspeciona corredores, pátios, áreas e instalações do prédio, verificando as necessidades de limpeza, reparos, condições de funcionamento de elevadores, parte elétrica, hidráulica e outros aparelhos, para providenciar os serviços necessários.
      – Cuida da higiene das dependências e instalações, efetuando ou supervisionando os trabalhos de limpeza, remoção ou incineração dos resíduos, para manter o edifício nas condições de asseio requeridas.
      – Executa ou providencia serviços de manutenção geral, trocando lâmpadas e fusíveis, efetuando pequenos reparos e requisitando pessoas habilitadas para os reparos de fornos, bombas, caixa-d’água, extintores e elevadores, para assegurar as condições de funcionamento e segurança das instalações.
      – Zela pelo cumprimento do regulamento interno do edifício, evitando ruídos em horas impróprias e o uso indevido das instalações e levando à administração os problemas surgidos, para possibilitar a manutenção da ordem e promover o bem-estar dos moradores.
      – Encarrega-se da aquisição, recepção, conferência, controle e distribuição do material de consumo e de limpeza, tomando como base os serviços a serem executados, para evitar a descontinuidade do processo de higienização e de manutenção do edifício e de suas instalações.
      – Pode desempenhar algumas das tarefas próprias do porteiro de edifício.

  2. Bruno Nunes

    Olá bom perguntar se zelador pode fazer devidos trabalhos, como instalar postes, pinturas, ou seja obras em gerais? E qual é as regras sobre esses trabalhos e qual e o certo que o zelador deve fazer.

    1. BRCondos

      Bruno, as funções obrigatórias estão contidas no CBO nº 5-51.20 – Zelador de edifício. Fora essas obrigações, deve ser acordado entre as partes a forma legal para trabalhos extras.

  3. Clóvis Honorato

    Em um condomínio que tem um jardim e um piscina pequena, se ele for qualificado por exemplo com cursos e/ ou habilidades para execução dos serviços ,estes poderão fazer parte das atividades que não são diárias, porque não se limpa piscina todos os dias e o jardim é o efeito da natureza ou seja a (poda) ou corte de grama deverá ser feito com mais ou menos 3 em 3 meses.

    1. BRCondos

      Olá Clóvis, tudo dependerá do acordado. O texto se limita a explicar o papel principal do zelador, o que se espera do profissional contratado. Outras funções devem ser combinadas com o profissional, para que fique claro em contrato remuneração e funções.