Administração de Condomínio
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Dicas para ajudar os condôminos de primeira viagem

por Gustavo Camacho Solon em 02 de janeiro de 2018

O número de prédios e condomínios fechados tem aumentado por todo o país, pois os condomínios são reconhecidamente mais seguros do que casas.

Além disso, a comodidade de ter um terceiro cuidando da administração e gestão do condomínio é um fator decisivo para o aumento no número de condomínios em âmbito nacional, pois o modelo de vida atual é extremamente atribulado e faz com que as pessoas não queiram mais se comprometer com fatores alheios à sua profissão e família.

De igual forma, a possibilidade de rateio de despesas tem atraído inúmeras pessoas para os empreendimentos condominiais, sejam estes de casas ou apartamentos. Contudo, muitas destas pessoas jamais residiram em condomínios e podem ser denominados como “condôminos de primeira viagem”.

Para orientar estes novos condôminos é importante que o síndico invista tempo na promoção da educação informativa.

Trabalhando com a matriz do aprendizado na ignorância inconsciente em âmbito jurídico: Toda norma jurídica deve ser (I) concebida e informada, pois assim poderá ter sua aplicação (II) cobrada e fiscalizada, a fim de que os infratores sejam (III) punidos.

Porém, CUIDADO: a ausência de fiscalização e punição gera a sensação de impunidade e faz com que a injustiça se instale no ambiente.

Então síndico, para que essa imersão seja de sucesso dou as seguintes dicas:

  • Realize workshops para tratar dos assuntos envolvendo as regras de convivência estabelecidas pela convenção e pelo regulamento interno;
  • Elabore circulares informativas e intuitivas sobre pontos específicos da convenção e do regulamento interno;
  • Utilize aplicativos mobile para comunicar aos condôminos sobre as regras existentes;
  • Realize pesquisas e identifique as maiores dúvidas dos condôminos quanto às normas do condomínio;
  • Elabore um rol denominado “perguntas comuns”, respondendo sucintamente as perguntas mais frequentes dos condôminos e o disponibilize em meio eletrônico e físico;
  • Monte um cartilha expondo os direitos e deveres dos condôminos constantes na convenção.

Enfim, use a criatividade e comunique sempre, como já dizia o saudoso Chacrinha: “Quem não comunica se trumbica!”


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Comentários

  1. Ana Angélica dos Santos

    Boa noite,
    Queiram me enviar uma cópia da fatura por email. Estou achando difícil entrar no site.

    1. BRCondos

      Ana, você deve solicitar isso em nossa central de atendimento – 08006030023 – Obrigada!

  2. luis alberto bourreau

    Realmente essa necessidade existe tanto em condomínios residenciais quanto comerciais

  3. Tecla Maria Zamborlini do Prado

    Muito bom ! Gostaria que me enviasse uma declaração de que estou em dia com os pagamentos de condomínio até então. obrigada

    1. BRCondos

      Tecla, você pode entrar em contato com nossa central pelo 0800603 0023 ou solicitar via chamado no BRCondosOnline esse comprovante.