Administração de Condomínio
Legislação

DIRF e RAIS 2018

por BRCondos em 30 de janeiro de 2018

Já foram definidos os prazos finais de entrega da DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte) e da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ano-base 2017. Veja!



Prazo de entrega

DIRF – 28 de fevereiro de 2018

RAIS – 23 de março de 2018


Com prazo menor de entrega a DIRF é uma obrigação tributária, através dela prestam-se informações relativas aos beneficiários, valores dos pagamentos, créditos e retenções do IRF – Imposto de Renda na Fonte. A declaração deve ser apresentada a Secretaria da Receita Federal do Brasil

A RAIS é um documento de extrema importância, pois é através dela que o Governo Federal sabe as informações dos trabalhadores formais que atuam em todo território brasileiro como a quantidade de trabalhadores, perfil, ocupações, salários e outros vínculos e informações.

Esta declaração é a base de dados mais completa sobre empregados – um tipo de censo do mercado – englobando empreendimentos sem nenhum funcionário até empresas com milhares de empregados. Além da RAIS positiva, que é a relação dos empregados, incluindo os novos cadastrados no ano-base, existe a RAIS negativa, que é a relação que as empresas devem transmitir ao Governo quando não possuíram funcionários durante o ano-base.

Exemplo:

Tem empregados o ano inteiro – Rais positiva
Teve empregados durante uma parte do ano – Rais positiva
Não teve nenhum empregado durante o ano – Rais negativa

Os condomínios são obrigados a enviar a DIRF e a RAIS e é importante que os síndicos estejam cientes destas responsabilidades e acompanhem os processos. O envio destas obrigações deve ser feito pela administradora ou contabilidade do condomínio.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *